×

13º salário do INSS 2021 pode ser antecipado em abril

13º salário do INSS 2021 pode ser antecipado em abril

A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS prevista para fevereiro deste ano deve ser paga em abril.

Segundo o jornal O Globo, o governo destinou 704,4 bilhões de realidades para o pagamento de benefícios do INSS. No entanto, a liberação desse dinheiro ainda depende de aprovação do legislativo.

Como a proposta orçamentária deve ser votada pelo Congresso apenas em março, a previsão é que a primeira parcela do 13º INSS seja paga em abril.

A previsão é que os benefícios injetem cerca de 26 bilhões de reais na economia e beneficiem cerca de 30 milhões de segurados.

Aprovação do orçamento da União

Devido ao aumento nos casos da Covid-19, o plano inicial da equipe econômica era pagar o a primeira pardela do 13º em fevereiro e em março a 2ª parcela para estimular a atividade econômica do país.

No entanto, sem a aprovação do orçamento, todas as despesas da União ficam limitadas a parte desta previsão, tornando difícil determinar quando será paga a segunda parcela.

Além disso, 38% do valor disponível para a Previdência Social está sujeito a autorização especial do Congresso para que o governo federal possa gastar mais do que permite o chamado “teto salarial”.

Esses recursos só podem ser liberados após a aprovação do orçamento.

Veja Mais: É possível sacar aposentadoria de quem morreu?