×

13º salário do INSS pode ser pago em dobro em 2022 apenas para esse grupo de beneficiários

Precatórios do INSS

13º salário do INSS pode ser pago em dobro em 2022 apenas para esse grupo de beneficiários

O 13º salário dos segurados do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudou neste ano como medida de apoio à pandemia.

Agora o grupo não tem renda adicional com os bônus de férias com os quais contava no final de cada ano.

Nesse sentido, foi apresentado o projeto de lei PL 4.367 / 20. O texto cria o 13º duplo para aposentados e demais beneficiários do INSS, também conhecido como 14º salário.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados e encaminhado à Comissão de Finanças e Tributação para apreciação. Se aprovado, segue para o Senado Federal, última etapa antes da aprovação do presidente.

13º em dobro

O texto é do deputado Pompeo de Mattos, com algumas modificações aprovadas pela deputada e relatora Flávia Morais. Além dos aposentados e pensionistas, o benefício abrangerá também os segurados que recebem auxílio-doença, creche e auxílio-reabilitação.

Serão excluídos da folha de pagamento os beneficiários do  (BPC),  auxílio-suplementar por acidente de trabalho, da pensão vitalícia e da aposentadoria por invalidez do trabalhador rural.

Chances de liberação

Essa medida só poderia ser emitida antes de 2021, mas agora foi estendida até 2023. “Considerando que a proposta não foi analisada em 2020 e o prazo previsível de pagamento já passou, entendemos que […] a proposta poderá ser paga […] até 2023”, disse a parlamentar.

No momento, o governo federal está evitando incorrer em novos gastos, de modo que a 13ª duplicação provavelmente não será aprovada.

Ainda não se sabe se os pagamentos podem ser feitos nos próximos anos, mas com o fim da pandemia, essa ideia provavelmente será descartada.