Aposentados, pensionistas e demais segurados que começaram a receber benefícios a partir de maio deste ano receberão parcela única do 13º salário.
Em 2022, o 13º salário passou a ser pago no primeiro semestre. O governo federal providenciou o pagamento, e as parcelas foram pagas entre abril e junho.
No entanto, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados que não receberam o 13º antecipadamente vão recebê-lo agora.
Serão elegíveis todas as pessoas a quem o benefício foi concedido após o pagamento antecipado feito entre abril e junho. O valor será pago em uma única parcela no mês de novembro.
Os valores serão pagos proporcionalmente, ou seja, de acordo com a quantidade de meses em que o segurado passou a receber benefícios de aposentadoria, invalidez ou INSS.
O órgão não especificou o número de pessoas que receberão o 13º salário em novembro. Nesse caso, se você tiver alguma dúvida, pode marcar uma consulta para saber se receberá o 13º salário e quanto será. Para isso, basta entrar no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Quem pode receber?
Aposentados, pensionistas e pessoas que receberam determinados tipos de assistência durante o ano terão direito ao recebimento da 13ª remuneração. O benefício não será pago apenas para quem recebe BPC (Continuidade de Benefício) e RMV (Renda Mensal de Anuidade).
De acordo com o calendário do INSS, os depósitos serão feitos primeiro para quem recebe o salário mínimo (R$ 1.212), que começou a ser pago a partir do dia 24 deste mês.
Quem ganha mais de 1 salário mínimo começa a receber parcela única no dia 13 de dezembro, nesta quinta-feira (1º de dezembro).
Calendário de pagamentos de novembro
Até um salário mínimo (R$ 1.212):
- Benefício final 1 – dia 24 de novembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 – dia 25 de novembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 – dia 28 de novembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 – dia 29 de novembro (terça-feira);
- Benefício final 5 – dia 30 de novembro (quarta-feira);
- Benefício final 6 – dia 1º de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 7 – dia 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 8 – dia 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 9 – dia 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 0 – dia 7 de dezembro (quarta-feira).
Acima de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6 – dia 1º de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 e 7 – dia 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 e 8 – dia 5 dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 e 9 – dia 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 5 e 0 – dia 7 de dezembro (quarta-feira).
Lembrando que os segurados que terão direito à parcela única do décimo terceiro salário receberão esse valor juntamente com o pagamento normal.