×

24,5 bilhões do PIS/Pasep não foram sacados – Confira

Atenção! Saque Pis/Pasep de até R$ 1.100 termina no próximo mês

24,5 bilhões do PIS/Pasep não foram sacados – Confira

Não foram sacados 24,5 bilhões de reais de abono salarial do PIS / Pasep. Este dinheiro estará disponível para retirada por todos os trabalhadores autorizados. Os herdeiros do beneficiário falecido também podem retirar o dinheiro.

Do total acumulado, R $ 22,8 bilhões referem-se às cotas do antigo fundo PIS / Pasep, que são transferidas para o FGTS. Os 1,2 bilhão de reais vieram de recursos não utilizados em anos anteriores. Por fim, quase 500 milhões de reais referem-se à provisão deste ano.

A Caixa encerrou o pagamento do abono em 30 de junho. No entanto, o dinheiro ainda pode ser usado. Os trabalhadores que não sacaram o subsídio terão que esperar o próximo período de liberação antes de prosseguir. De acordo com o Comitê de Revisão do Codefat, o dinheiro pode ser usado por até 5 anos.

Portanto, os benefícios não sacados antes de 30 de junho de 2021 estarão disponíveis para pagamento novamente. No entanto, apenas no calendário para os anos seguintes até que o prazo especificado seja atingido.

O que é o Abono Salarial (PIS/PASEP)?

De acordo com a Lei nº 7.998 / 90, o abono salarial equivale ao valor máximo de um salário mínimo. É pago aos trabalhadores de acordo com os requisitos estipulados pela lei. Os pagamentos são efetuados de acordo com o calendário anual estabelecido pelo Codefat.

A Caixa é responsável pelo pagamento aos trabalhadores vinculados a empresas privadas cadastradas no PIS. Já os trabalhadores do setor público são registrados no Pasep e remunerados pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS?

Para ter direito, o trabalhador precisa: 

– Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; 

– Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 

– Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

– Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.

Como sacar o Abono do PIS

Os colaboradores que possuam conta (conta corrente ou poupança pessoal com saldo e liquidez) na Caixa obtêm crédito de forma automática. Pode utilizar o seu cartão de conta ou transferir dinheiro através da Caixa, telemóvel ou computador.

Para quem não tem conta na Caixa, a poupança social digital da Caixa Tem é aberta de forma automática e gratuita.

Em alguns casos, os bônus salariais não podem ser creditados em contas existentes ou contas de poupança social digital. Nesse caso, a equipe pode usar o cartão de cidadão e a senha para sacar o dinheiro. Basta dirigir-se a uma agência da Caixa, multibanco, posto de lotaria ou correspondente do Caixa Aqui.

Na ausência do cartão de cidadania, você pode receber o valor do benefício. No entanto, deverá dirigir-se pessoalmente à Agência da Caixa com o documento de identificação oficial.

Quando é o próximo pagamento do PIS?

O valor do abono salarial é pago entre junho e julho durante o período de dois anos. No entanto, a partir do próximo ano, eles pagarão entre janeiro e dezembro de cada ano fiscal. Portanto, o calendário de 2022, o ano base de 2020, terá início em janeiro de 2022.