×

A análise de benefícios do INSS demora por causa desses motivos!

A análise de benefícios do INSS

A análise de benefícios do INSS demora por causa desses motivos!

INSS recebeu novos prazos em 2022 para análise completa dos pedidos de benefício, esses novos prazos terão validade de dois anos e acordados pelo Instituto, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da união (DPU), Supremo Tribunal Federal (STF) .

No entanto, o INSS está atrasado há muito tempo, então hoje há uma lista de espera e várias ações judiciais contra o instituto.

Para te orientar, mostraremos os motivos da demora na análise dos benefícios do INSS.

Estrutura precária 

Um dos principais motivos da demora na análise previdenciária é a falta de estrutura, e muitas instalações estão em situação precária.

No Piauí, funcionários federais que trabalham no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisaram as operações em 10 de abril deste ano.

O motivo é a falta de estrutura de trabalho, eles querem melhores  condições de trabalho em todas as agencias do estado. No total, 31 agências e trabalhadores informaram que a maioria se encontrava em situação precária.

Número insuficiente de funcionários

Além da estrutura falida, também faltam profissionais suficientes para atender os segurados. Em 2021, o número de funcionários ao serviço do Instituto caiu significativamente.

Entre 2019 e 2020, houve carência de pessoal com aumento significativo das listas de espera para análise de benefícios e aposentadorias concedidas pela Secretaria da Previdência Social.

Servidores do instituto dizem sentir-se abandonados pelo governo e explicam que o atraso dos trabalhadores se deve à falta de concursos, bem como à Covid-19, onde muitos trabalhadores morreram e outros se aposentaram, colocando o INSS à beira da crise. .

Tecnologia ultrapassada

Os computadores de muitos órgãos do INSS estão desatualizados, dificultando o acesso aos sistemas próprios das autoridades locais, prejudicando os trabalhadores e afetando a população em geral.

Mau funcionamento do Portal Meu INSS

A plataforma Meu INSS foi criada pela Previdência Social para facilitar e agilizar a vida de um grande número de segurados do INSS.

Mas nem tudo são flores, pois o sistema apresenta erros de anexos de documentos, erros de informação, informações inacessíveis e instabilidade.

Falhas nas informações do segurado

O banco de dados do governo federal que contém informações sobre emprego e previdência social para todos os empregados é o CNIS.

No entanto, nem todo período trabalhado será calculado pelo sistema, o que pode estender a análise do seu processo.

Nesse caso, o segurado deve comprovar as contribuições e vínculos empregatícios. Graças a isso, o aplicativo retorna ao final da fila de gerenciamento.

Documentação incompleta do segurado

O envio de documentação incompleta não é motivo para recusar sua reivindicação, mas atrasará sua reivindicação. Nesse caso, o INSS exigirá a complementação de documentação ou informações.

CONTINUE LENDO ->