Abono PIS/Pasep pago em dobro em 2022 – Veja se você tem direito a receber

Os cidadãos com carteira assinada em 2020 aguardam o abono salarial PIS / Pasep este ano. Porém, por decisão do Comitê de Revisão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o pagamento só acontecerá no ano que vem.

Decisão do Codefat

A Comissão de Revisão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), composta por representantes do governo, empresas e trabalhadores, por recomendação do Auditor Geral da União (CGU), decidiu em março prorrogar o pagamento do PIS / Pasep de 2020 para 2022.

Segundo a resolução, a postergação da distribuição de gratificações salariais para o próximo ano é condição necessária para desonerar a tesouraria do sindicato, pois se limitam a encerrar as contas do orçamento de 2021 dentro do teto de gastos.

Além disso, o texto estipula que o próximo pagamento do PIS / Pasep terá início no primeiro semestre de cada ano. Isso porque a decisão considera que os gastos relacionados ao plano devem ser realizados dentro do mesmo orçamento, ou seja, no mesmo ano.

Abono PIS/Pasep

O governo federal ainda não possui uma lista com os nomes dos beneficiários para o próximo ano, pois além de ter carteira de trabalho assinada em 2020, o cidadão deve atender a alguns critérios para receber o benefício, como:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter trabalhador no ano-base, ao menos, 30 dias consecutivos ou não;
  • Ter recebido em médio no ano-base remuneração de até dois salários mínimo;
  • Estar com os dados corretamente informados pelo empregador ao RAIS do governo.

A determinação dos destinatários em 2020 começará em outubro de 2021. O governo deve divulgar o cronograma de pagamentos em janeiro e começar em fevereiro.

Abono dobrado

Embora o adiamento seja negativo para milhares de trabalhadores, é possível que o abono salarial seja pago de forma cumulativa no próximo ano, com referência a 2020 e 2021.

O governo não confirmou que essas duas cotas serão emitidas ao mesmo tempo em 2022, mas espera-se que aumentem.

Veja também: Caixa Tem deve fornecer cartões de crédito e empréstimos para pessoas de baixa renda

%d blogueiros gostam disto: