Pular para o conteúdo

Acesso ao Bolsa Família em Junho: Desbloqueio de Benefícios e Pagamentos Retroativos

Bolsa Família

Os pagamentos do Programa Bolsa Família em junho terão início na próxima segunda-feira, dia 19. Além dos beneficiários que já receberam no mês passado, aqueles que estavam bloqueados e realizaram a atualização cadastral terão acesso aos valores deste mês, sendo desbloqueados no final de junho.

Além disso, será realizado o pagamento retroativo para esse grupo, referente às rodadas em que o recebimento foi impedido.

Essa ampliação no fluxo de pagamentos ocorrerá em junho devido às atualizações no sistema de pagamentos do programa social, que é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Desde abril, não foram realizados grandes desbloqueios devido a essas atualizações em andamento.

De acordo com o governo, a atualização do sistema começou em 29 de abril e será concluída em 23 de junho, permitindo que novos desbloqueios sejam realizados a partir do dia 26 deste mês.

Portanto, os beneficiários do Bolsa Família que tiveram seus benefícios bloqueados e atualizaram seus dados após 15 de abril devem começar a ser desbloqueados na última semana de junho, o que possibilitará o recebimento dos pagamentos referentes a junho.

Retroativos do Bolsa Família

Além disso, os beneficiários desbloqueados também receberão valores retroativos correspondentes ao período em que tiveram seus pagamentos do programa bloqueados.

Esses valores serão depositados diretamente na mesma conta em que as famílias recebem os benefícios, seja no aplicativo Caixa Tem ou nos cartões do programa.

Caso isso não ocorra, será necessário dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para efetuar o saque.

No entanto, é importante que os beneficiários do Bolsa Família estejam cientes de que o fluxo de pagamentos e desbloqueios será considerável, o que pode resultar em uma liberação escalonada dos retroativos, ou seja, gradualmente.

Portanto, é possível que muitos beneficiários tenham que aguardar até o início de julho para receberem os valores retroativos.

Além disso, é fundamental lembrar que os beneficiários devem verificar se foram efetivamente desbloqueados, acessando os aplicativos do programa ou entrando em contato com as centrais de atendimento. Veja onde obter esse atendimento:

  • Aplicativo Bolsa Família, Aplicativo Caixa Tem e Aplicativo Cadastro Único: estão disponíveis para download em dispositivos Android ou iOS (Apple) e podem ser acessados com login e senha do GOV.br ou do próprio Caixa Tem.
  • Telefone 121, da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social: o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para ser atendido, é necessário fornecer dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento. No entanto, nunca forneça a ninguém informações do cartão da conta ou senhas.
  • Telefone 111, da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal: o horário de atendimento é de segunda a domingo, das 7h às 22h. Para ser atendido, é necessário fornecer dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento. Mais uma vez, é importante ressaltar que não se deve compartilhar informações do cartão da conta ou senhas com ninguém.

Calendário de pagamentos de junho do Bolsa Família

Os pagamentos do Bolsa Família referentes a junho terão início oficialmente na próxima segunda-feira, mas os beneficiários com o final do NIS 1 terão acesso aos valores a partir deste sábado, dia 17.

Isso ocorre porque os pagamentos programados para as segundas-feiras costumam ser disponibilizados ainda durante o final de semana.

Além disso, é possível que muitas outras famílias também recebam seus pagamentos antecipadamente. Veja o motivo aqui. Abaixo está o cronograma de repasses:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 19 de junho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 17/06);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de junho;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de junho;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de junho;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de junho;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 26 de junho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 24/06);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de junho;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de junho;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de junho;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de junho.

É importante ressaltar que essas datas são apenas previsões e podem variar de acordo com a efetivação dos pagamentos.

Os beneficiários devem estar atentos aos seus respectivos NIS finais e acompanhar as atualizações do programa para garantir o recebimento dentro do período estabelecido.