×

Adicional do Bolsa Família bloqueado para crédito: Saiba o motivo

Adicional do Bolsa Família bloqueado

Adicional do Bolsa Família bloqueado para crédito: Saiba o motivo

Alguns beneficiários do Auxílio Brasil podem se deparar com a seguinte mensagem ao abrir o app: “Benefício bloqueado para crédito”. Esta mensagem indica que o valor do benefício foi desmembrado pela Caixa Econômica Federal, mas ainda não está disponível para saque.

Isso porque o valor do benefício é registrado no aplicativo, mas só fica disponível para saque na data do depósito divulgada no calendário. Por ser organizado de forma escalonada a partir do último dígito do Número de Identificação Social (NIS), só poderá sacar o beneficiário que tentar sacar nas datas definidas no plano.

Vale lembrar que os pagamentos do benefício começaram nesta quarta-feira. “Amanhã começaremos o pagamento de R$ 600 para famílias beneficiárias. Compromisso firmado durante a campanha e que conseguimos graças a PEC que aprovamos ainda na transição, já que o valor não tinha sido previsto no Orçamento pelo governo anterior”, escreveu Lula, ontem, no seu Twitter.

O calendário do Auxílio Brasil é divulgado em dezembro pela CAIXA e pelo extinto Ministério da Cidadania. Os depósitos continuarão existindo na conta digital Caixa Tem do beneficiário.

Veja o calendário de janeiro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de janeiro;
  • NIS de final 2: dia 19 de janeiro;
  • NIS de final 3: dia 20 de janeiro;
  • NIS de final 4: dia 23 de janeiro (adiantado para o sábado 21);
  • NIS de final 5: dia 24 de janeiro;
  • NIS de final 6: dia 25 de janeiro;
  • NIS de final 7: dia 26 de janeiro;
  • NIS de final 8: dia 27 de janeiro;
  • NIS de final 9: dia 30 de janeiro (adiantado para o sábado 28);
  • NIS de final 0: dia 31 de janeiro.

Como verificar se o benefício está bloqueado

Os beneficiários podem verificar qualquer informação por meio do aplicativo Auxílio Brasil. Por meio dele, é possível saber quando foi feito o pagamento, quanto valia o benefício e se ele foi realmente bloqueado. O aplicativo está disponível para Android e iOS, basta baixar e acessar.

Pagamento adiantado do Auxílio Brasil

Os beneficiários que tiverem dinheiro depositado na segunda-feira podem transferir o valor no sábado. Em janeiro, essa espera ocorre para os beneficiários com NIS final 4 ou 9. A Caixa Econômica enviou um esclarecimento à consulta pública explicando a situação.

“A CAIXA esclarece que as parcelas do Programa Auxílio Brasil com vencimento a partir das segundas-feiras estão disponíveis para transferência a partir do sábado imediatamente anterior. O banco destaca que não foi uma exceção para 2022, e o pagamento dessa forma já havia ocorrido antes, inclusive para o Programa Bolsa Família”. Vale ressaltar que essa antecipação é limitada aos beneficiários que receberam o pagamento na segunda-feira, ou seja, não vale para todos.

Muitos beneficiários se perguntam se o cronograma do Bolsa Família será antecipado para todos os beneficiários. É improvável que isso aconteça, pois os pagamentos são tradicionalmente feitos nos últimos dez dias úteis.

Além disso, há uma razão para isso, foi nesse período que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) recebeu informações sobre o cumprimento das regras.

O cronograma de pagamentos não é uma das prioridades do MDS. “A perspectiva é, a partir de agora, ter a família como centro das políticas que têm como âncora o Novo Bolsa Família, a transferência de renda. Uma das preocupações é com a criança nessa fase de formação. A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de atualizar o Cadastro Único para que, a partir de março, o pagamento já seja acrescido dos R$ 150 por criança de zero a seis anos”, afirmou o ministro Wellington Dias, do MDS.