O empréstimo consignado Auxílio Brasil foi lançado em outubro deste ano, possibilitando a contratação de famílias de baixa renda que atualmente não conseguem financiamento no mercado. Para isso, devem destinar parte do salário do auxiliar para quitar o empréstimo.
Em outubro, mês de lançamento do crédito consignado Auxílio Brasil, o produto estava com excesso de pessoal. Segundo a Caixa Econômica, R$ 1,8 bilhão pode ser emprestado a 700 mil pessoas em três dias. No entanto, este produto teve uma queda significativa em novembro, reduzindo bastante o número de lançamentos.
Para 2023, fontes internas da Caixa Econômica indicam que o Auxílio Brasil bloqueou a liberação do crédito consignado. A orientação, segundo funcionários do banco que inclusive divulgaram os documentos, é para que haja mais cautela na concessão de crédito.
A medida parece ter surtido efeito, com Renato Baldini, vice-chefe do Departamento de Estatística do Banco Central, dizendo na terça-feira, 27 de janeiro, que o número de subsídios de empréstimos salariais do Auxílio Brasil praticamente “desapareceu” em novembro.
Ainda posso pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
As solicitações de Empréstimo do Auxílio Brasil continuam disponíveis nos bancos parceiros. As opções bancárias para empréstimos são limitadas, para se ter uma ideia, apenas a Caixa Econômica, entre os grandes bancos, permitiu o lançamento deste produto.
Tudo porque, segundo especialistas, oferecer empréstimo financeiro com desconto no benefício assistencial é aumentar o risco de famílias em situação difícil se endividarem.
Por isso, bancos como Santander, Itaú e Bradesco preferiram não oferecer crédito. Considerando também que se uma família for excluída do auxílio, as parcelas ainda serão cobradas.
Clientes Caixa podem solicitar empréstimo consignado; no entanto, a Caixa endurece seus critérios para concessão de empréstimos. Atualmente, os pedidos podem ser feitos visitando o site da Caixa e inserindo uma solicitação.
- App Caixa Tem;
- Agências do banco;
- Casas lotéricas.
Quanto é descontado do Auxílio Brasil
Desconto mensal de até 40% do valor de R$ 400 estabelecido pela lei do Auxílio Brasil. O número máximo de parcelas é de 24 e a taxa de juros é limitada a 3,5% ao mês.