×

Ainda não conseguiu receber o Auxilio Gás? Veja o que fazer

Auxilio Gás

Ainda não conseguiu receber o Auxilio Gás? Veja o que fazer

Em outubro, o governo federal retomou os pagamentos ao Programa Nacional de Vale Gás. De acordo com informações oficiais, a transferência começou no dia 11 de outubro para usuários com número de identificação social final (NIS) 1.

Uma lista de espera para itens sociais é formada quando o número de usuários aptos a receber um determinado programa é maior que o número de locais disponíveis. Assim, um grupo de cidadãos tem que esperar até que apareçam novas vagas de emprego. Ao mesmo tempo, eles não podem receber nada, embora tenham direito a receber o saldo.

No caso do Auxílio Brasil, a lista de espera é zero. Segundo o Ministério da Cidadania, pouco mais de 450 mil famílias ingressaram no programa entre setembro e outubro. A pasta informa que a entrada é suficiente para inserir todas as pessoas habilitadas a receber programas sociais do governo federal.

O mesmo não pode ser dito para o vale gás nacionais. O número de usuários do projeto cresceu entre agosto e outubro, saltando de 5,7 milhões para 5,9 milhões. No entanto, o novo nível de ingressos está longe de ser suficiente para manter a fila em zero. Nesse sentido, há outro problema com toda a história: é impossível saber o tamanho dessa lista.

O Ministério da Cidadania não divulga nenhum dado sobre o tamanho da fila nacional de contas de gás. A última edição publicada sobre este tema vem dos autores do projeto social.

Dizem que há mais de 18 milhões de pessoas à espera de benefícios. As informações ainda são de dezembro de 2021. Provavelmente os números não serão mais os mesmos.

As regras de entrada do Auxilio Gás

Para entender melhor toda a situação referente às vagas do auxilio gás, basta olhar a tabela abaixo:

  • Quem tem direito ao vale-gás: Pessoas com renda per capita não superior a meio salário mínimo (606 reais) e registro ativo no Cardunico ou pelo menos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mulheres que sofrem violência doméstica e recebem medidas de proteção também têm direitos: 24 milhões.
  • Quem está no grupo de prioridade: Cidadãos pertencentes aos usuários do programa Auxílio Brasil com renda per capita igual ou inferior a R$ 105 e vivendo em famílias numerosas: 5,6 milhões de pessoas.

Até o momento, não há previsão de mudanças no número de usuários do programa vale gás nacional. Independentemente disso, é importante lembrar que o benefício ainda poderá ser pago por quatro anos após 2022.