×

Alteração no Bolsa Família prejudica beneficiários que moram sozinhos

Bolsa Família

Alteração no Bolsa Família prejudica beneficiários que moram sozinhos

Ministro confirma continuidade de pente-fino no Cadastro Único em busca de fraudes no Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), afirmou que dará continuidade ao processo de averiguação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico).

Em maio, assim como em abril, o objetivo é identificar cadastros de pessoas que alegam viver sozinhas, mas que na verdade ainda residem com outros membros da família.

Esse processo de fiscalização começou em janeiro e já bloqueou benefícios em março. Deve seguir até dezembro, pois o Governo Federal suspeita que cerca de 5,5 milhões de famílias se cadastraram de forma irregular no CadÚnico e estão recebendo benefícios sociais indevidamente, incluindo o Bolsa Família.

Infelizmente, segundo o ministro, a quantidade de fraudes é maior do que a que foi alcançada até o momento.

O número de cadastros unipessoais, por exemplo, entre maio de 2022 e o início de outubro, é de aproximadamente 5,5 milhões.

Por isso, o governo continua investigando e bloqueando benefícios de quem não está devidamente cadastrado no CadÚnico.

É importante lembrar que estar em dia com o CadÚnico é uma exigência para participar dos programas sociais, como o Bolsa Família.

Quando o governo realiza bloqueios, os beneficiários têm o pagamento suspenso, o que já aconteceu com mais de 2,5 milhões de pessoas entre março e abril deste ano.

O que fazer para não ter o meu benefício bloqueado?

Antes de tudo, é importante que o beneficiário verifique se está em risco de ter seu benefício bloqueado. Para isso, pode acessar o site ou o aplicativo oficial do Cadastro Único.

Além disso, o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal também oferece informações sobre a situação cadastral do beneficiário.

Os segurados do Bolsa Família ainda podem receber notificações através do aplicativo oficial do programa. Confira abaixo um exemplo dessas mensagens:

Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família”.

Aplicativo Bolsa Família

Se o segurado for notificado ou verificar em outros portais a necessidade de atualização dos dados, ele deve comparecer imediatamente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Dessa forma, será possível evitar o bloqueio do benefício.

No caso de já ter ocorrido o bloqueio, o beneficiário tem um prazo de 60 dias para comparecer ao CRAS e atualizar as informações necessárias.

Se não comparecer dentro do prazo, o bloqueio poderá ser transformado em desligamento, e o segurado deixará de receber o repasse dos programas sociais, como o Bolsa Família.

Porém, se o segurado comparecer ao CRAS dentro do prazo estabelecido e atualizar seus dados junto ao banco de dados do CadÚnico, o cadastro será desbloqueado e ele ainda receberá as parcelas retroativas do Bolsa Família referentes aos meses em que ficou com o cadastro bloqueado.

Pagamento de maio confirmado

A Caixa Econômica Federal confirmou o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio, beneficiando cerca de 21 milhões de brasileiros.

Os repasses serão realizados a partir do dia 18 de maio e seguirão até o dia 31 do mesmo mês. O calendário de pagamentos é organizado em escalas, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário.

Beneficiários do Bolsa Família têm motivos para comemorar com a nova atualização

Confira as datas de pagamento abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado, 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado, 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.