×

Antecipação dos 13º dos aposentados: Bolsonaro assina decreto LIBERANDO

Antecipação dos 13º dos aposentados: Bolsonaro assina decreto LIBERANDO

Atenção, aposentados! O presidente Jal Bolsonaro (sem partido político) assinou um decreto liberando os valores do 13º salario dos aposentados e pensionistas do INSS. A informação já foi confirmado na Secretaria-Geral do Palácio do Planalto nesta terça-feira (04).

A Secretaria acredita que o adiantamento do 13º dos aposentados será pago em duas parcelas, o que é normal. O primeiro pagamento será feito em maio e o segundo em junho. No calendário normal, os pagamentos só iam ser feitos em meados de agosto e novembro.

A agência informou em nota que grande parte dos beneficiários são “pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento”, diz o texto.

“Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia”, completou.

Orçamento e antecipação do 13º para aposentados

O esperado 13º aposentado é uma das promessas do governo federal de minimizar o impacto da pandemia Covid-19.

Por outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que era necessário aguardar a aprovação do orçamento. Economistas questionaram esta afirmação.

Matheus Rosa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas da FGV, disse que a expectativa para o 13º dos aposentados do INSS não vai mudar o valor, apenas a data de pagamento.

Este será um dos motivos pelos quais a iniciativa conseguiu ser implementada pelo governo.

“Como a medida prevê apenas antecipação de despesas, não há efeito de aumento de gasto em termos anuais, uma vez que o governo seria obrigado a realizar o pagamento dos benefícios de qualquer forma”, explica Rosa.

“Ao inverter de ser no final do ano, anteciparia para abril ou maio. Então, não tem um gasto novo. É só a mudança do gasto no tempo”, completa Fábio Klein, consultor e especialista em contas públicas.

Antecipação também beneficiária o governo

Para Rosa, a expectativa do pagamento 13º dos aposentados e pensionistas do INSS é considerada prioritária, pois também promoverá o desenvolvimento econômico.

“A importância de antecipar pagamentos do 13º passa por perceber que, pela atual conjuntura de pandemia, com efeitos econômicos e de saúde pública, é melhor que as pessoas recebam recursos o mais rápido possível. Se assim não fosse, receba antecipadamente ou seguindo o calendário usual de pagamentos não faria diferença “, afirma.