Pular para o conteúdo

Apenas esses beneficiários receberam autorização para receber 4 adicionais do Bolsa Família

  • por
Bolsa Família

O Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, realizará o pagamento antecipado de quatro benefícios neste mês, sendo três deles parte do programa de transferência de renda Bolsa Família.

Os beneficiários poderão receber o Benefício Primeira Infância, o Benefício Variável Familiar e o 13º do Bolsa Família, além de terem acesso ao Auxílio Gás.

O Benefício Primeira Infância destina-se a crianças de 0 a 6 anos completos, proporcionando um auxílio financeiro para apoiar seu cuidado e desenvolvimento.

Já o Benefício Variável Familiar é direcionado a crianças de 7 a 18 anos, gestantes e mulheres em acompanhamento pré-natal, com um valor de R$ 50 por dependente.

Ambos os benefícios são acumulativos e ilimitados, ou seja, devem ser pagos a todos os beneficiários elegíveis.

O 13º do Bolsa Família, por sua vez, será pago apenas aos beneficiários do estado de Pernambuco, como uma medida estadual para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.

Essa parcela adicional tem o objetivo de fornecer apoio financeiro extra durante o ano.

Além dos benefícios do Bolsa Família, os beneficiários também terão acesso ao Auxílio Gás, um benefício bimestral que cobre 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha.

Embora não seja um adicional do Bolsa Família, aproximadamente 6 milhões de beneficiários serão contemplados por esse programa.

O valor do repasse varia de acordo com a média dos últimos seis meses, e em junho, o valor será de R$ 109.

Pagamento antecipado do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal costuma realizar o pagamento do programa de transferência de renda nos últimos dez dias úteis do mês e em junho não será diferente.

No entanto, neste mês, o repasse terá início em uma segunda-feira. Conforme as regras da Caixa, todo pagamento feito na segunda-feira pode ser movimentado a partir do sábado, utilizando o aplicativo do Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Portanto, o pagamento que começa no dia 19 para todos os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1 poderá ser transferido por meio do aplicativo do Caixa Tem a partir do sábado, dia 17 de junho.

É importante ressaltar que, apesar da antecipação, o beneficiário não é obrigado a movimentar o dinheiro no sábado.

Aqueles que preferirem ainda poderão realizar o saque a partir da data oficial, comparecendo a uma agência bancária, lotérica ou caixa eletrônico, portando o cartão do Bolsa Família ou do Auxílio Brasil.

Para os beneficiários que não possuem nenhuma dessas opções, também é possível realizar o saque utilizando o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Pagamento do Bolsa Família em Junho: Antecipações, Valores e Adicionais

Calendário completo do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás seguem o mesmo calendário. Dessa forma, devido às antecipações, o repasse terá início amanhã, sábado, seguindo um cronograma escalonado com base no último dígito do NIS.

O repasse será realizado até o dia 30 de junho, quando os beneficiários com NIS terminado em 0 deverão receber. Confira abaixo o calendário completo do mês de junho:

  • NIS de final 1: dia 19 de junho (antecipado para o sábado 17);
  • NIS de final 2: dia 20 de junho;
  • NIS de final 3: dia 21 de junho;
  • NIS de final 4: dia 22 de junho;
  • NIS de final 5: dia 23 de junho;
  • NIS de final 6: dia 26 de junho (antecipado para o sábado 24);
  • NIS de final 7: dia 27 de junho;
  • NIS de final 8: dia 28 de junho;
  • NIS de final 9: dia 29 de junho;
  • NIS de final 0: dia 30 de junho.

É importante ressaltar que as datas acima são referentes ao início dos pagamentos, e o repasse será realizado ao longo do período estipulado para cada grupo de beneficiários.

Os beneficiários com NIS de final 1 não são os únicos a terem o pagamento antecipado, como indicado no calendário acima.

Os segurados com NIS de final 6 também terão a possibilidade de receber o pagamento antecipado. Nesse caso específico, a movimentação poderá ser realizada a partir do sábado, dia 24 de junho.

A data oficial de pagamento também será em uma segunda-feira.