Aposentado Recebe Revisão da Vida Toda e seu benefício aumenta significativamente;

Revisão da Vida Toda

Graças à Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os aposentados podem aumentar seu benefício. Veja como solicitar uma revisão.

O STF aprovou o pedido de revisão vitalícia da pensão do INSS para todo o período de serviço, e não apenas a partir de julho de 1944, como anteriormente permitido.

A revisão pode multiplicar o valor do benefício segurado, o que é possível para os empregados que se aposentaram entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, véspera da reforma da Previdência de 2019.

O aumento na aposentadoria do INSS

Mesmo antes da aprovação do STF, alguns aposentados entraram com ações judiciais para revisão do benefício, chegando a obter o dobro do valor pago mensalmente. O aposentado M C  A entrou com uma ação em 2018, ganhando a causa em 2020 e aumentando o benefício de R$ 2.000 para cerca de R$ 5.000.

“É uma diferença boa. Graças a Deus dá para viver com dignidade. Agora posso pagar plano de saúde para mim e para minha mulher, pagar os remédios.”, afirmou o aposentado em entrevista ao UOL.

Em geral, a revisão é indicada para pessoas que receberam salários baixos após 1994, que receberam salários elevados há um ano ou que passaram a receber salários menores após o período. Levando em conta todas as contribuições, esses grupos podem aumentar o valor da pensão, conforme administrado por Mário.

Como solicitar a revisão do INSS

A revisão deve ser solicitada com o pedido do pensionista, pelo que cada caso é avaliado caso a caso e o valor acrescentado varia em função da contribuição de cada trabalhador.

O pedido deve ser feito em até 10 anos após o recebimento da pensão, ou seja, quem estava segurado em janeiro de 2022 tem até fevereiro de 2032 para pedir a reconsideração, mas especialistas indicam que isso deve ser feito o quanto antes. O empregado ainda tem direito ao recebimento em atraso dos últimos cinco anos, para receber um valor proporcional ao novo pagamento.

%d blogueiros gostam disto: