×

Aposentadoria do INSS para pessoas de baixa renda: Veja como solicitar

Aposentadoria do INSS para pessoas de baixa renda: Veja como solicitar

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é direito de todo idoso deficiente ou de baixa renda. O programa faz parte de uma política pública nacional de apoio às pessoas de baixa ou nenhuma renda.

Idosos com mais de 65 anos têm direito a benefícios baseados no valor do salário mínimo. Lembre-se, se o beneficiário tiver fundos ou outros benefícios, esse benefício não será afetado. Além disso, o limite de idade é aumentado gradativamente de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros.

Os governos federal, estadual e municipal usam dados do Cadastro Único para fornecer informações sobre programas sociais em diferentes áreas da assistência social. Para receber benefícios de pagamento contínuo, você deve:

você tem mais de 65 anos; você mora no Brasil; você recebe algum benefício social do governo; sua renda é inferior a meio salário mínimo mensal; sua renda mais a renda de seu cônjuge/companheiro é inferior a metade do salário de cada pessoa .

inss

Atualização do Cadastro Único (CadÚnico)

As atualizações do CadÚnico fazem parte das regras para qualquer benefício pelo CadÚnico e devem ser feitas a cada 2 anos. O Ministério da Cidadania (MC) tem até 14 de novembro para permitir que Familiares Responsáveis ​​(FR) apresentem dados de todos os familiares em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Essa data foi prorrogada.

Vale ressaltar que as famílias que realizaram o procedimento entre 2016 e 2017 foram notificadas pelo Ministério da Cidadania. Caso o RF da família notificada não pareça ter feito as alterações necessárias, a família poderá ter o CadÚnico bloqueado no primeiro semestre do próximo ano. As famílias atualizadas pela última vez entre 2018 e 2019 serão notificadas para levar as unidades do CRAS a partir de 2023.