Aposentadoria em 2023

Aposentadoria em 2023 – Veja o que vai mudar nas regras

Milhões de brasileiros ainda têm dúvidas sobre as regras previdenciárias que mudaram com a reforma previdenciária que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019.

A reforma trouxe um princípio chamado transição, que foi criado para aqueles que já estavam perto de se aposentar antes das novas mudanças. Era uma maneira de não ferir essas pessoas.

O empregado que deseja se aposentar por idade e alíquota no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve estar atento às novas exigências para ter direito aos benefícios do próximo ano.

Para se aposentar por idade no ano que vem, é necessário ficar atento aos seguintes requisitos:

Os homens precisarão comprovar que têm 65 anos e contribuem para o INSS há pelo menos 15 anos.

As mulheres precisarão comprovar que têm pelo menos 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS.

Como funciona a idade mínima progressiva?

Se você pagou contribuições ao INSS antes de 13 de novembro de 2019, terá direito a uma aposentadoria transitória, sendo considerada a idade, o tempo de contribuição e a data em que o segurado passou a pagar as contribuições. .

Para tanto, para se aposentar em 2023 de acordo com esse princípio, os homens devem estar pagando contribuições há pelo menos 35 anos e ter 63 anos de idade. As mulheres devem ter 58 anos ou mais e contribuir para o INSS há pelo menos 30 anos.

Como funcionam as regras de pontuação?

Para aqueles que querem se aposentar usando o princípio de transferência de pontos. Nesse caso, o INSS somará a idade do segurado e os anos de contribuição.

Os homens terão que ter uma contribuição de 35 e atingir 100 pontos em 2023. Esses pontos aumentam a cada ano até atingirem 105 pontos em 2028.

As mulheres precisarão ter pelo menos 30 anos de contribuição do INSS e atingir 90 pontos até 2023. Essa pontuação aumenta a cada ano até atingir 100 pontos em 2033.

Veja como solicitar

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

%d blogueiros gostam disto: