×

Aposentadoria pelo INSS em risco: Brasileiros recebem alerta preocupante

Aposentadoria pelo INSS em risco: Brasileiros recebem alerta preocupante

Aposentadoria pelo INSS em risco: Brasileiros recebem alerta preocupante. Com a Reforma da Previdência de 2019, houve alterações nas regras da aposentadoria, porém, para não prejudicar os contribuintes que estavam próximos de se aposentar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras de transição.

Apesar de ser uma iniciativa positiva, as mudanças podem gerar confusão para alguns contribuintes. Nesse contexto, é importante ressaltar que o requisito de idade mínima varia de acordo com a modalidade de aposentadoria escolhida pelo segurado.

Por isso, para facilitar o entendimento, explicaremos a seguir como se aposentar por idade mínima de acordo com a modalidade de aposentadoria do INSS em 2023.

Idade Mínima + tempo de contribuição

Na modalidade que considera tanto a idade mínima quanto o tempo de contribuição, as regras variam entre homens e mulheres, e a idade mínima exigida aumenta em seis meses a cada ano. Em 2023, os requisitos para essa modalidade são:

  • Homens devem ter no mínimo 63 anos de idade e 35 anos de contribuição.
  • Mulheres devem ter no mínimo 58 anos de idade e 30 anos de contribuição.

Aposentadoria por idade

No caso da aposentadoria por idade, foi alterada apenas a idade mínima para mulheres. Sendo assim, os homens permanecem com a regra de 65 anos, e as mulheres com a mudança para 62 anos em 2023. Veja:

  • Mulher: 62 de idade e 15 anos de contribuição;
  • Homens 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Aposentadoria por pontuação

Na regra por pontos, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição, sendo exigido um determinado número de pontos para se aposentar. Em 2023, os requisitos para essa modalidade são:

  • 90 pontos para mulheres, com pelo menos 30 anos de contribuição;
  • 100 pontos para homens, com pelo menos 35 anos de contribuição.

No entanto, a pontuação necessária aumentará a cada ano até atingir os seguintes valores:

  • Em 2033, serão exigidos 100 pontos para mulheres;
  • Em 2028, serão exigidos 105 pontos para homens.

Como simular a sua aposentadoria?

O simulador do INSS indica se o contribuinte já tem direito à aposentadoria, considerando as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Ao clicar em cada modalidade, o segurado tem acesso aos detalhes de cada regra.

Se o cidadão ainda não tiver direito à aposentadoria do INSS, o sistema mostrará o tempo que falta para cumprir cada uma das regras. No entanto, é importante ressaltar que, ao acessar a ferramenta pelo celular, esse tempo restante de contribuição não será informado.

Veja como fazer a simulação:

No computador:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br;
  2. Digite o CPF e senha;
  3. Clique em “Simulação de Aposentadoria”;
  4. Informe seus dados de idade, sexo e tempo de contribuição;
  5. Clique em “detalhar” e veja a simulação da sua aposentadoria.

No celular:

  1. Baixe o aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS);
  2. Clique em “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Se for o seu primeiro acesso, faça o cadastro;
  3. Confirme suas informações pessoais. Neste momento, o simulador exibirá seus dados de idade, sexo e tempo de contribuição;
  4. Se houver alguma inconsistência e for necessário alterar algum dado, clique no ícone de lápis ao lado da informação para atualizá-la;
  5. O simulador calculará o tempo que falta para a aposentadoria.

Simulação do INSS

Em resumo, o simulador do INSS indica se o contribuinte já tem direito à aposentadoria considerando as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Ao clicar em cada modalidade, a pessoa tem acesso aos detalhes de cada regra.

Caso o cidadão ainda não tenha direito à aposentadoria, o sistema mostra o tempo que falta para cada uma das regras. No entanto, caso a ferramenta seja acessada pelo celular, esse tempo de contribuição restante não será informado.

Além disso, é possível baixar um PDF com todos os dados da simulação. Caso a pessoa solicite o benefício, o INSS pode exigir alguns documentos para comprovar os períodos de trabalho e contribuição.