×

Aposentados do INSS vão receber extra nesse mês de abril

Aposentados do INSS

Aposentados do INSS vão receber extra nesse mês de abril

Aposentados e pensionistas do INSS que estão precisando de uma grana extra para sair do sufoco financeiro vão ter um alivio no bolso nesse mês de abril.

Dessa forma, os segurados do INSS vão ter valor adicional, além do pagamento do benefício mensal, em abril deste ano.

Para fins de esclarecimento, o abono será pago juntamente com o respectivo benefício do segurado.

Como resultado, os próximos dois pagamentos da comuna terão um valor mais “generoso”.

Vale ressaltar que nem todos os beneficiários do INSS receberão o abono. Isso porque há benefícios mediados pelo órgão, que não da direito a receber o pagamento extra.

A grana extra é referente a primeira parcela do 13 salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para aposentados, pensionistas e demais beneficiários.

O abono é um tipo de salário extra tradicionalmente pago em novembro e dezembro.

No entanto, devido ao impacto socioeconômico da pandemia, a 13ª vem sendo antecipado nos últimos anos.

A primeira parcela do 13º salário começa em abril, enquanto a segunda rodada de pagamentos começará em maio. O programa de transferência termina em 6 e 7 de junho, respectivamente.

Quem recebe o 13º salário?

Vale ressaltar que nem todos os beneficiários do INSS receberão o dinheiro extra porque há benefícios cedidos pelo órgão, mas eles não têm direito ao 13º salário.

Em resumo, não há abono de Natal para tais benefícios, pois não são de natureza previdenciária, mas auxílios, como o BPC (Benefício de Beneficio Continuada), concedido a idosos com 65 anos ou mais, ou a pessoas com deficiência.

Por sua vez, até 2022, cerca de 30,5 milhões de segurados terão o 13º antecipado. Este montante é constituído pelos cidadãos abrangidos pelos seguintes benefícios do INSS:

  • Aposentadorias;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte.

Para os segurados que recebem algum dos benefícios mencionados acima, o pagamento do benefício é garantido nos próximos meses.

O calendário da transferência pode ser conferido abaixo.

Datas de pagamento do 13º salário

As transferências começam no calendário do INSS a partir de 25 de abril. O cronograma de pagamento é organizado de acordo com o último dígito do número de registro do benefício.

Outros detalhes importantes dizem respeito à divisão do calendário, com um horário para os segurados que ganham o salário mínimo e outro para os segurados que ganham mais de um salário.

Calendário para quem ganha um salário mínimo

Calendário para quem recebe mais que um salário mínimo