×

Aposentados e pensionistas vão começar a receber benefício com novo reajuste – Entenda

INSS começa pagamento

Aposentados e pensionistas vão começar a receber benefício com novo reajuste – Entenda

Um dos assuntos a que os brasileiros mais atentam é o reajuste do salário mínimo, afinal, pelas últimas projeções, o benefício pode ser historicamente alto devido ao aumento da inflação no país. Como resultado, um reajuste do salário mínimo e um aumento da inflação afetarão diretamente os benefícios do INSS.

Salário mínimo, inflação e os benefícios do INSS

Na segunda quinzena de novembro, o Ministério da Economia divulgou a nova projeção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no patamar de 10,04%.

O INPC é um indicador responsável por medir a evolução da inflação no país, além disso, de acordo com a lei de 2020, o cálculo do salário mínimo também leva em consideração o INPC como referência para a correção.

Consequentemente, com o aumento do INPC de 10,04% até o momento, o impacto da inflação sobre o salário mínimo pode fazer com que a baixa doméstica salte de R $ 1.100 para R $ 1.210,44 em 2022.

Em relação aos benefícios do INSS, vale lembrar que, de acordo com a legislação, nenhum benefício pago pelo INSS pode ser inferior a um salário mínimo, portanto quem ganha R $ 1.100 a título de aposentadoria do INSS ou outro benefício deve receber 1.210 BRL 0,44 BRL em 2022.

Para os segurados que recebem mais de um salário mínimo, o reajuste do benefício é baseado no INPC, ou seja, os segurados devem ter um acréscimo de 10,04% sobre o valor atual do benefício que recebem para 2022.

Vale lembrar que os dados do INPC divulgados pelo Ministério da Economia ainda podem sofrer alterações quando o governo conseguir identificar as variáveis ​​de inflação no período de 12 meses de 2021.

Quando os segurados começam a receber o reajuste?

Uma dúvida muito comum dos segurados do INSS é quando eles começarão a receber a correção, seja em janeiro ou fevereiro.

Para esclarecer esses pontos, devemos lembrar que a liquidação da folha de pagamento em dezembro de 2021 ocorrerá entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.

Portanto, os pagamentos de benefícios já no início de janeiro referem-se à folha de pagamento de dezembro de 2021, com o valor do benefício de 2021, ou seja, não haverá ajuste do valor do benefício neste calendário.

Assim, o pagamento da correção terá início no dia 25 de janeiro de 2022, quando o INSS passará a pagar os salários a partir de janeiro de 2022, que já deve incluir o novo valor do benefício.

Calendário do INSS para 2022

Vale lembrar que também foi divulgado o cronograma de recolhimento do INSS para 2022, abaixo da data de recebimento do próximo ano.

Para beneficiários de salário mínimo

Para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo