×

Aprenda como consultar o extrato do FGTS

extrato do FGTS

Aprenda como consultar o extrato do FGTS

O FGTS funciona como uma poupança forçada, na qual o empregador deposita mensalmente 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao fundo.

O objetivo do FGTS é proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras situações.

Mas você sabe como consultar o extrato do FGTS? Você sabe quanto dinheiro você tem acumulado no fundo? Você sabe quando e como pode sacar o seu FGTS?

Se você tem essas dúvidas, este artigo é para você. Aqui, você vai aprender como consultar o extrato do FGTS de forma rápida e fácil, e vai saber quais são os seus direitos e benefícios como trabalhador.

Leia este artigo e fique por dentro de tudo.

Como consultar o extrato do FGTS pela internet

A forma mais simples e prática de consultar o extrato do FGTS é pela internet, através do site da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pela gestão do fundo.

Para isso, você precisa ter em mãos o seu número do PIS/PASEP, que é o mesmo número da sua carteira de trabalho, e uma senha de acesso, que você pode cadastrar no próprio site da Caixa.

Veja o passo a passo de como consultar o extrato do FGTS pela internet:

  • Acesse o site da Caixa (www.caixa.gov.br)
  • Clique na opção “Benefícios e Programas”
  • Clique na opção “FGTS”
  • Clique na opção “Acompanhe seu extrato”
  • Digite o seu número do PIS/PASEP e a sua senha de acesso
  • Clique em “OK”

Pronto! Você vai ver na tela o seu extrato do FGTS, com o saldo atualizado e o histórico de movimentações da sua conta. Você pode imprimir o extrato ou salvá-lo em PDF, se quiser.

Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo

Outra forma de consultar o extrato do FGTS é pelo aplicativo FGTS, que você pode baixar gratuitamente no seu celular, seja ele Android, iOS ou Windows Phone.

O aplicativo FGTS permite que você consulte o seu extrato, veja o seu saldo, atualize o seu cadastro, receba notificações sobre depósitos e saques, e muito mais.

Veja o passo a passo de como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo:

  • Baixe o aplicativo FGTS na loja de aplicativos do seu celular
  • Abra o aplicativo e clique em “Primeiro Acesso”
  • Digite o seu número do PIS/PASEP e clique em “Continuar”
  • Preencha os seus dados pessoais e crie uma senha de acesso
  • Clique em “Cadastrar”
  • Acesse o aplicativo com o seu número do PIS/PASEP e a sua senha de acesso
  • Clique na opção “Extrato”

Pronto! Você vai ver na tela o seu extrato do FGTS, com o saldo atualizado e o histórico de movimentações da sua conta. Você pode compartilhar o extrato por e-mail, WhatsApp, ou outras redes sociais, se quiser.

Como consultar o extrato do FGTS pelo telefone

Uma terceira forma de consultar o extrato do FGTS é pelo telefone, através do número 0800 726 0207, que é o atendimento ao cliente da Caixa.

Essa opção é útil para quem não tem acesso à internet ou ao aplicativo, ou prefere falar com um atendente.

Veja o passo a passo de como consultar o extrato do FGTS pelo telefone:

  • Ligue para o número 0800 726 0207, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h
  • Escolha a opção 1, para falar sobre o FGTS
  • Digite o seu número do PIS/PASEP
  • Escolha a opção 2, para consultar o seu extrato
  • Aguarde o atendente confirmar os seus dados e informar o seu saldo e as últimas movimentações da sua conta

Pronto! Você vai ouvir o seu extrato do FGTS, com o saldo atualizado e o histórico de movimentações da sua conta. Você pode pedir para o atendente enviar o extrato por e-mail ou SMS, se quiser.

Quais são os direitos e benefícios do FGTS

Agora que você já sabe como consultar o extrato do FGTS, é importante que você também saiba quais são os seus direitos e benefícios como trabalhador.

O FGTS é um fundo que visa proteger e auxiliar o trabalhador em diversas situações, como:

  • Demissão sem justa causa: nesse caso, o trabalhador tem direito a sacar o saldo total da sua conta do FGTS, acrescido de uma multa de 40% sobre o valor dos depósitos feitos pelo empregador durante o contrato de trabalho. Além disso, o trabalhador também tem direito ao seguro-desemprego, que é um benefício temporário que varia de acordo com o tempo de serviço e o salário do trabalhador.
  • Doença grave: nesse caso, o trabalhador que for acometido por uma doença grave, como câncer, AIDS, ou outra doença que conste na lista do Ministério da Saúde, tem direito a sacar o saldo total da sua conta do FGTS, independentemente do tempo de serviço ou do tipo de contrato de trabalho. O trabalhador deve apresentar um laudo médico que comprove a sua condição de saúde.
  • Aposentadoria: nesse caso, o trabalhador que se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seja por tempo de contribuição, idade, invalidez, ou outra modalidade, tem direito a sacar o saldo total da sua conta do FGTS, independentemente do tempo de serviço ou do tipo de contrato de trabalho. O trabalhador deve apresentar o documento que comprove a sua aposentadoria.
  • Compra da casa própria: nesse caso, o trabalhador que quiser comprar ou construir a sua casa própria, ou quitar ou amortizar o financiamento imobiliário, pode usar o saldo da sua conta do FGTS para esse fim, desde que atenda a alguns requisitos, como: ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, não possuir outro imóvel no mesmo município, e o valor do imóvel não ultrapassar o limite estabelecido pelo Conselho Curador do FGTS. O trabalhador deve apresentar a documentação que comprove a sua intenção de compra, constr