Pular para o conteúdo

Atenção: O INSS pode cancelar seu beneficio – Veja o motivo

INSS pode cancelar seu beneficio

Resumindo, o INSS fará verificações de seus benefícios de tempos em tempos. Estas são as operações conhecidas como “pente fino”.

Portanto, o objetivo dessas operações é buscar fraudes e irregularidades no pagamento do INSS aos beneficiários. Caso sejam detectados abusos ou irregularidades, o atendimento do INSS poderá ser suspenso.

Além disso, outros fatores podem levar à suspensão do seu beneficio do INSS, sendo os casos mais comuns:

  • Não comparecer ao atendimento médico

Se for beneficiário de incapacidade para o trabalho, ou seja, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, deverá comparecer ao atendimento médico especializado quando convocado. Caso não compareça, seu pagamento do INSS poderá ser suspenso.

  • Prova de vida

Da mesma forma, a prova de vida é obrigatória todos os anos. A Prova de Vida é uma medida utilizada pelo INSS para confirmar que o beneficiário está vivo. Caso o Comprovante de Vida não seja retirado, seu pagamento do INSS poderá ser suspenso.

Fila de espera

Consequentemente, todos os segurados do INSS que não puderam comparecer devido à greve do INSS devem remarcar suas consultas e consultas médicas.

Assim, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a lista de espera chegou a 1.094.210 pessoas em todo o Brasil, e terão prioridade os segurados que já marcaram consulta ou perícia.

De acordo com o INSS, os peritos médicos estavam dispostos a mudar os dias de descanso e fazer uma pequena greve.

Nos termos do contrato entre as partes, foi acordado que cada perito realizaria no máximo 12 consultas por dia.

Além disso, foi acordado o pagamento de R$ 61,72 por perícia única nos termos da Norma 13.846/2019 quando este número máximo de reuniões diárias for ultrapassado.

Como reagendar perícias para não perder o benefício INSS

Então, se você tiver dúvidas sobre como reprogramar suas habilidades, continue lendo! Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo “Meu INSS” disponível para Android e iOS. Então veja o passo a passo.

Como reverter a suspensão do INSS

No entanto, caso seu INSS já tenha sido suspenso, você deve solicitar a reativação do benefício. Para isso, você pode usar os seguintes canais:

  • Pelo aplicativo ou site Meu INSS
  • Pelo 135
  • Nas agencias do INSS

Portanto, no caso de assuntos mais complicados, é recomendável utilizar o Call Center 135, bem como ter documentos que comprovem o erro que motivou a suspensão.

Deixe uma resposta