×

Atenção para usuários do Bolsa Família: Informações importantes após bloqueios

Atenção para usuários do Bolsa Família: Informações importantes após bloqueios

O pagamento de abril do novo Programa Bolsa Família terá início no final desta semana, beneficiando cerca de 21 milhões de pessoas. No entanto, alguns beneficiários, principalmente aqueles de famílias unipessoais, poderão ter seus pagamentos bloqueados neste mês.

Por isso, é importante um alerta geral para todos que forem bloqueados em abril: é preciso atualizar as informações do cadastro o mais rápido possível para garantir o recebimento do benefício a partir do próximo mês e evitar a exclusão definitiva do programa social.

Neste primeiro momento, apenas os beneficiários com suspeitas de irregularidades terão seus benefícios bloqueados, e não cancelados.

O bloqueio impede o recebimento do benefício em determinado mês, neste caso em abril, mas o beneficiário tem a chance de corrigir sua situação indo ao CRAS ou prefeitura.

Após a atualização, a família volta a receber os pagamentos normalmente no mês seguinte e fica livre de possíveis novos bloqueios, desde que siga atendendo a todas as regras e condicionantes do programa.

 No caso de cancelamento do benefício, o beneficiário perde o direito de receber de forma definitiva. Isso significa que ele será excluído do programa de transferência de renda e seu lugar será ocupado por outra família que esteja na fila de espera.

Para voltar a receber o benefício, será necessário corrigir o cadastro e aguardar ser contemplado novamente. Portanto, é importante lembrar que a atualização dos dados é necessária de qualquer forma e que é mais fácil para o beneficiário realizar essa atualização agora do que enfrentar maiores complicações no futuro.

Alerta para os bloqueados do Bolsa Família

Então, o cancelamento definitivo só ocorrerá se o beneficiário convocado para averiguação cadastral e bloqueado não atualizar as informações do cadastro.

Portanto, é importante que os beneficiários do Bolsa Família que não puderem sacar os pagamentos de abril compareçam a um CRAS ou prefeitura para atualizar seu cadastro e evitar problemas.

Além disso, é necessário apresentar documentos de identificação de todas as pessoas que moram na mesma casa, comprovante de residência atualizado, comprovantes de renda atualizados de todos os membros da família e, embora não seja obrigatório, caderneta de vacinação e atestado de frequência escolar de todos os menores de idade do grupo familiar, pois isso ajuda a esclarecer informações.

Bloqueio temporário no Bolsa Família durante pente-fino: saiba como fazer o desbloqueio

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão o pagamento deste mês a partir do dia 14 de abril, seguindo o número final do seu Número de Inscrição Social (NIS).

Além disso, junto com os pagamentos do novo Auxílio Gás. Abaixo, confira o calendário completo para ambos os programas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Os meios de pagamento para o Programa Bolsa Família e o Auxílio Gás permanecem os mesmos, principalmente através do aplicativo Caixa Tem.

Caso o beneficiário não tenha acesso ao aplicativo, poderá receber através de outros meios, utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os cartões antigos, desde que estejam em condições de uso.