×

Atrasados do INSS vai ser pago ainda esse mês – Confira a data

Atrasados do INSS

Atrasados do INSS vai ser pago ainda esse mês – Confira a data

Para melhor entendimento, atrasados são pagamentos devidos a aposentados e pensionistas que não são pagos no prazo correto. Entre os lotes pagos em março, houve pagamentos retroativos de até R$ 72 mil.

Uma pergunta que muitos segurados fazem é quando esses pagamentos vão ser feitos. A resposta a esta pergunta é um processo concluído pelo segurado que tem direito a receber o valor devido.

Nessa linha, os processos podem ser conduzidos de duas formas, administrativa ou judicial. No primeiro caso, o pedido é feito diretamente ao INSS, porém, em alguns casos, o segurado deve recorrer à Justiça para obter o valor retroativo.

Vale ressaltar que os atrasados ​​a que se refere este artigo são para Necessidades de Baixo Valor (RPV), ou seja, pagamentos retroativos que não ultrapassem 60 Salários Mínimos.

As restituições que ultrapassarem esse valor serão pagas através do precatório, e devido ao valor maior, o prazo de liberação costuma ser maior, apenas uma vez por ano.

Em 2022, pagamentos acima de 60 salários mínimos serão pagos aos segurados entre 2 de julho de 2020 e 1 de julho de 2021.

Quando irei receber os atrasados?

De acordo com a decisão judicial, os pagamentos mensais são feitos para os segurados que vencerem uma ação por meio do RPV.

Confira o cronograma de 2022:

Como consultar o pagamento atrasado?

É necessário acessar o site do TRF (Tribunal Regional Federal) de sua região para saber se você está na lista de beneficiários que receberão os atrasados, bem como o valor que será pago.

CONTINUE LENDO ->