Pular para o conteúdo

Atualização cadastral para o Bolsa Família 2023

  • por
Benefícios exclusivos para quem recebe Bolsa Família

O banco de dados CadÚnico, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, funciona como uma referência única para os serviços sociais em todo o país.

Contém informação recolhida junto de famílias em risco de pobreza; essas atualizações são repassadas regularmente para várias agências.

Um componente-chave desse sistema é o programa Auxílio Brasil, que será revertido para o Programa Bolsa Família em março.

As famílias que precisarem passar por esse processo serão contatadas nos próximos dias por meio de diversos canais de comunicação do governo com os beneficiários.

No entanto, muitas famílias que atualmente utilizam o aplicativo Caixa Tem para receber seu benefício se questionam se também precisarão atualizar os dados fornecidos à Caixa Econômica Federal ao se cadastrar para acessar o aplicativo.

A resposta para esta questão é não. Isso porque o aplicativo Caixa Tem não tem ligação direta com o futuro Bolsa Família e CadÚnico.

É apenas um meio de pagamento utilizado pelo governo federal para repassar valores às famílias, incluindo outros tipos de benefícios, como o auxílio-doença. Portanto, a pessoa chamada para atualizar o CadÚnico não será obrigada a atualizar o Caixa Tem.

Porém, lembramos que o aplicativo continuará sendo utilizado no novo Bolsa Família como forma de pagamento oficial, por isso mantenha sempre seu aplicativo e cadastro atualizados.

A mesma atenção deve ser dada ao aplicativo Auxílio Brasil, que em breve será renomeado. É o meio oficial de comunicação entre o governo e as famílias do CadÚnico e, por isso, deve estar sempre atualizado.

Atualização cadastral para o Bolsa Família 2023

Veja algumas das principais perguntas e respostas sobre o pente fino do Bolsa Família:

O que é o pente-fino do Bolsa Família?

O pente fino do Bolsa Família é uma grande atualização cadastral a ser realizada pelo governo federal para atualizar o banco de dados do CadÚnico e identificar possíveis fraudes.

O objetivo é, ao final do processo, ter um retrato mais preciso do que está acontecendo com as famílias socialmente desfavorecidas do país, além de identificar e barrar quem mente no cadastro e Recebe benefícios sem seguir as regras do programa social.

Quando o pente-fino do Bolsa família irá acontecer?

As renovações cadastrais ocorrerão inicialmente em fevereiro, com o governo convocando as famílias na primeira fase devido a cadastros desatualizados ou maior probabilidade de fraude.

Porém, nos próximos meses, novas famílias devem ser convocadas para renovação, pois o CadÚnico precisa estar em constante atualização devido às mudanças naturais nas famílias cadastradas.

Quem será convocado para o pente-fino do Bolsa Família?

Inicialmente, as famílias que não atualizam os dados fornecidos há mais de 24 meses, os monoparentais (compostos por apenas uma pessoa), os que parecem ter probabilidade de receber um novo Bolsa Família, mas não o Auxílio Brasil, devem ligar inicialmente AGORA e os cadastrados Deixa algumas famílias suspeitas de fraudes ou irregularidades.

Por onde as famílias serão convocadas para o pente-fino do Bolsa Família?

Na tentativa de receber benefícios do governo federal, como o Bolsa Família Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica, todas as famílias atualmente inscritas no Cadastro Único devem atualizar seus formulários. Isso porque o Cadastro Único é o único canal que atualmente aceita atualizações.

Por isso, é fundamental que as famílias acompanhem os apelos de alterações para se cadastrarem por meio deste canal.

  • Aplicativo Auxílio Brasil;
  • Aplicativo Cadastro Único;
  • Mensagem na conta de energia elétrica;
  • Mensagem no extrato de pagamento do BPC;
  • Mensagem no extrato de pagamento do Auxílio Brasil.

O que fazer caso a minha família seja convocada para o pente-fino do Bolsa Família?

Todos os convocados deverão comparecer ao Centro de Assistência Social (CRAS) de seu município ou à secretaria municipal responsável pelo CadÚnico munidos de documentos pessoais, de renda e de residência válidos e de todos os familiares.

Sem essa atualização, a família poderia ser excluída do novo Bolsa Família em março. Além disso, o governo considera todas as pessoas que moram na mesma casa como pertencentes ao mesmo grupo familiar, exigindo que todos mostrem seus documentos pessoais, mesmo que não sejam parentes.

O governo irá contratar pessoas para o pente-fino do Bolsa Família?

Sim, o ministro informou que serão contratados cerca de 12 mil profissionais para auxiliar na renovação de cadastros e realização de visitas, mas aconselhou os beneficiários a procurarem locais para renovar seus dados ao invés de aguardarem visitas, sob pena de perderem prazos e terem benefícios bloqueados.

Haverá visitas nas casas para o pente-fino do Bolsa Família?

Em geral, as buscas ativas devem ser realizadas por meio do cruzamento de dados entre informações da Prefeitura, do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.

Haverá algumas visitas, porém, com mais de 10 milhões de domicílios, ou seja, o governo deve focar em visitar domicílios que por algum motivo estão com dificuldade de frequentar os Cras.

Portanto, nem todas as famílias virão à porta para atualizar o cadastro, sendo extremamente necessário que o beneficiário evite a espera e atualize o quanto antes após ser convocado.