×

Atualização no sistema do Governo: CadÚnico passa por nova revisão, atenção!

CadÚnico

Atualização no sistema do Governo: CadÚnico passa por nova revisão, atenção!

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou uma análise detalhada das informações do Cadastro Único (CadÚnico) e revelou uma descoberta alarmante para o sistema do governo. Segundo o órgão, mais de 1 milhão de pessoas falecidas receberam pagamentos relacionados ao cadastro ativo no sistema.

O CadÚnico abrange os dados das famílias de baixa renda no Brasil, sendo utilizado pelos governos federal, estadual e municipal para determinar a elegibilidade dos brasileiros aos programas sociais. No entanto, a CGU identificou várias irregularidades nessa base de dados.

No total, foram identificados 10 tipos diferentes de erros, sendo o mais significativo o pagamento indevido a mais de 1 milhão de pessoas já falecidas. Conforme constatado no relatório, havia 1.078.736 cadastros ativos registrados em nome de indivíduos que já não estavam mais vivos.

Revelação explosiva: Pagamentos indevidos no sistema do governo ultrapassam quase R$ 4 bilhões

Após uma análise minuciosa, a CGU realizou o cruzamento de informações dos CPFs registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com os dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e o Sistema de Óbitos.

Como resultado, a Controladoria identificou que 1.078.250 pessoas falecidas possuíam cadastro ativo no sistema, enquanto outras 486 aguardavam inclusão no banco de dados.

Além disso, a CGU constatou inconsistências na renda de diversas famílias beneficiárias e no próprio sistema de acompanhamento dos beneficiários.

Como resultado dessa situação alarmante, estima-se que ocorreram pagamentos indevidos no valor de R$ 3,89 bilhões entre abril e outubro de 2022.

Governo envia comunicado urgente às famílias unipessoais do Bolsa Família

Cancelamento do cadastro

Com base nas informações fornecidas pela CGU, o Ministério do Desenvolvimento Social iniciou o processo de cancelamento dos cadastros que apresentam inconsistências identificadas pela Controladoria.

Especial atenção está sendo dada aos CPFs de pessoas falecidas e às famílias com renda superior ao limite estabelecido pelo governo.

Além disso, o ministério está realizando o bloqueio dos benefícios e a exclusão das pessoas cujos cadastros no CadÚnico se encontram desatualizados.

Essas medidas visam assegurar a eficiência e a adequação do sistema, bem como garantir que os recursos sejam direcionados de forma correta e justa aos beneficiários.