×

Atualize seus dados no CadÚnico e garanta a continuidade do Bolsa Família

Bolsa Família

Atualize seus dados no CadÚnico e garanta a continuidade do Bolsa Família

Desde janeiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vem realizando uma revisão minuciosa do Cadastro Único (CadÚnico). Em março, o primeiro corte foi feito, e 1,5 milhão de brasileiros foram retirados do banco de dados. Em seguida, em abril, um novo corte de 1,2 milhão de segurados foi realizado. Como resultado, 2,7 milhões de beneficiários foram desligados ou bloqueados, perdendo assim o acesso a benefícios importantes, como o Bolsa Família.

Diante desses cortes recentes, muitos beneficiários têm se perguntado sobre o status atual de seu cadastro no CadÚnico, a fim de garantir a continuidade do recebimento do Bolsa Família. Para verificar a regularidade do seu cadastro, o beneficiário pode acessar o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal ou o site oficial do Cadastro Único.

Alguns beneficiários também foram notificados por meio do aplicativo oficial do Bolsa Família. Nesses casos, os segurados com possíveis irregularidades foram convocados a comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar seus dados cadastrais e, assim, continuar recebendo o benefício. Veja uma das mensagens a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade se você realmente mora sozinho e atualize seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você.”

Aplicativo do Bolsa Família

Medidas a tomar se o seu Bolsa Família for bloqueado

Em abril, algumas pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família tiveram seus benefícios bloqueados devido a irregularidades encontradas em seus cadastros do Cadastro Único. Para voltar a receber o benefício, é necessário que o beneficiário compareça ao CRAS mais próximo de sua residência e realize a atualização cadastral até o dia 16 de junho deste ano. Se a atualização não for realizada, ou se não for possível atualizar, o bloqueio se tornará um desligamento permanente.

Para aqueles que realizarem a atualização, o benefício será desbloqueado e o pagamento será retomado. É possível ainda receber o retroativo dos meses em que o benefício ficou bloqueado. No entanto, se o beneficiário tiver sido desligado, será necessário realizar um novo cadastro, mas nesse caso, o beneficiário será enviado para o final da fila de espera, sem previsão para receber um novo pagamento.

O tempo estimado para o desbloqueio é de 45 dias a 3 meses, dependendo da situação do cadastro e do número de solicitações de atualização em cada unidade do CRAS.

Calendário de Pagamento do Bolsa Família em Abril: Confira as datas de recebimento do benefício

O pagamento do mês de abril seguirá normalmente para os 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Hoje, terça-feira, será a vez dos segurados com NIS (Número de Identificação Social) final 3 receberem o benefício. Abaixo está disponível o calendário completo de pagamentos.
  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.