×

Auxílio Brasil em outubro: Confira 4 boas notícias para quem recebe o beneficio

Auxílio Brasil em outubro

Auxílio Brasil em outubro: Confira 4 boas notícias para quem recebe o beneficio

Os beneficiários do programa Auxílio Brasil já podem esperar quatro boas notícias em outubro, relacionadas a antecipação do cronograma de pagamento, à liberação do consignado, à criação de um possível 13º para mães solteiras e ao pagamento do Auxílio Gás.

A primeira boa notícia vem da Caixa, que comunicou na última segunda-feira (3) que vai adiantar o pagamento de outubro do programa Auxílio Brasil, para que o crédito previsto para 18 de outubro seja retirado do Cadastro Social (NIS). final 1 no dia 11 e está programado para terminar no dia 25. Os arranjos específicos são os seguintes:

  • Final do NIS 1 – 11 de outubro;
  • Final do NIS 2 – 13 de outubro;
  • Final do NIS 3 – 14 de outubro;
  • Final do NIS 4 – 17 de outubro (liberado no sábado, 15, por conta de ser em uma segunda);
  • Final do NIS 5 – 18 de outubro;
  • Final do NIS 6 – 19 de outubro;
  • Final do NIS 7 – 20 de outubro;
  • Final do NIS 8 – 21 de outubro;
  • Final do NIS 9 – 24 de outubro (liberado no sábado, 22, por conta de ser em uma segunda);
  • Final do NIS 0 – 25 de outubro.

O número de beneficiários atendidos em setembro foi de 20,65 milhões, com investimento total de 12,47 bilhões de reais, um aumento de 370 milhões de reais em relação a agosto, enquanto em outubro, o mesmo número de beneficiários deve ser atendido pelo programa, que deve receber 600 reais, se também forem beneficiários do Auxílio Gás, acrescenta mais 110 reais,totalizando 710,00 reais.

Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A segunda boa notícia veio na última terça-feira de setembro, por meio do Decreto nº 816 do Ministério da Cidadania, que editou a regulamentação do crédito consignado para beneficiários do Programa Auxiliar Brasil.

As regras limitam as taxas de juros em 3,5% ao mês, aproximando as taxas do consignatário das cobradas dos segurados da Previdência Social, proíbem taxas adicionais e estabelecem um limite máximo de pagamento de 24 parcelas.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, informou que cerca de 40 empresas, entre bancos e financeiras, já têm interesse em trabalhar com o consignatário Auxílio Brasil, mas até o momento não foi possível celebrar contratos de crédito porque essas empresas estão realizando outros procedimentos internos relacionados à aprovação, o empréstimo estará disponível em breve para contratação.

Décimo terceiro do Auxílio Brasil para mães solo

A terceira boa notícia é a possibilidade de pagar 13º do Auxílio Brasil para mães solteiras em 2023. Pesquisas mostram que o perfil do atual presidente é mais simpático entre mulheres chefes de família.

O compromisso que está prestes a começar propõe pagar um décimo do Auxílio Brasil, mas apenas para aquelas beneficiárias que são chefes de família e criam seus filhos sozinhas, as chamadas mães solteiras, mas de fato, se Bolsonaro for eleito, o proposta terá de ser enviada ao Congresso e obter aprovação que teve a maioria eleita a favor de Bolsonaro,e a aprovação do 13 do Auxilio Brasil passaria com facilidade.

Auxílio Gás em outubro

Devido à antecipação do Auxílio Brasil, a mesma data também será utilizada para o pagamento do Auxílio Gás, pago às famílias bimestralmente, ou seja, último repasse foi em agosto, quando 5,6 milhões de domicílios receberam 110 reais, equivalente ao preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg, deve ser repetido em outubro.

Todos os beneficiários que aderirem ao Cadastro Único (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa (R$ 606) têm direito ao Auxílio Gás, mesmo aqueles que já recebem o Auxílio Brasil, além de beneficiários do BPC, priorizando famílias com mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas por medidas de proteção emergencial.

No entanto, o cadastro no CadÚnico não garante o recebimento do Auxílio Gás, pois estima-se que mais de 30 milhões de famílias tenham direito ao benefício, enquanto apenas 5,6 milhões efetivamente o recebem, o que, segundo o governo, é o caso. recursos insuficientes para o programa.