×

Auxílio-gás para a população carente é aprovado na Câmara Federal

Vale Gás: Confira mais detalhes sobre esse programa do Governo!

Auxílio-gás para a população carente é aprovado na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei PL 1374/21 nesta quarta-feira (28). É, portanto, um auxílio de gás. É um programa há muito esperado por pessoas em situação de sensibilidade social. Este texto ainda não está atualizado. Agora ele tem que passar para a análise do Senado Federal.

O autor do projeto em discussão é o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). Ele também teve o apoio de outros membros de seu partido. A ideia principal por trás desse esquema é pagar pelo menos metade do preço médio de uma botijão de gás para pessoas em dificuldade.

Portanto, ainda não é possível definir um nível para um programa. A meta é ter um valor fixo a cada seis meses. Este valor será determinado pelo preço médio doméstico de uma botijao de gás de 13 kg. Então, por exemplo, se esse patamar médio é de 100 reais, as famílias podem receber 50 reais no mínimo a cada dois meses.

A lei foi aprovada com um substitutivo obrigando o governo federal a pagar o benefício no prazo máximo de 60 dias. Na prática, isso significava que as pessoas não podiam ficar mais de dois meses sem receber o valor. O valor médio do cilindro é normalmente determinado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Nas redes sociais, muitas pessoas comemoraram a aprovação do programa em questão. No entanto, alguns usuários carregaram mais rápido no processo. Os preços das garrafas no país vêm subindo há muito tempo e ainda assim os projetos avançariam muito devagar no Congresso Nacional e até no governo federal

Auxílio-gás

Quem estiver lendo este texto pode até se perguntar quem são as pessoas que receberão esse benefício. O fato é, porém, que não há definição. Portanto, significa que o texto não contém essas informações.

A ideia dos parlamentares é que o governo federal tenha passe livre para resolver esse problema. O objetivo deles é decidir quantas pessoas podem receber o dinheiro e quem serão. Eles serão definidos com base nas informações e possibilidades de orçamento.

Muito provavelmente, com aprovação e sanções, o plano acabará beneficiando os desfavorecidos. Portanto, a renda per capita dos brasileiros no país pode chegar a até R $ 178

O que o Governo acha

Até o momento, não está claro o que o governo federal pensa dessa ajuda. Portanto, é impossível saber se o presidente Jair Bolsonaro poderá aprovar ou rejeitar essa ideia. Tudo é possível agora.

A julgar pelas últimas declarações de membros do governo, eles tendem a desaprovar essa ideia. Isso porque nas últimas semanas eles vêm enfatizando que não há espaço orçamentário para esse tipo de projeto.

Existe alguma pressão nas ruas para aprovar este programa. Acontece que hoje em dia muitas pessoas se preocupam com o valor do gás. Em alguns casos, as famílias precisam escolher entre comprar uma lata ou comer.