×

Averiguação Cadastral do Bolsa Família: Entenda o que significa?

Bolsa Família

Averiguação Cadastral do Bolsa Família: Entenda o que significa?

Você foi notificado de que sua situação cadastral para receber o Bolsa Família está em Averiguação Cadastral? Você precisa entender o que isso significa e se há algo realmente perigoso que possa colocar em risco seu beneficio.

Averiguação Cadastral do Bolsa Família: o que significa isso?

É importante entender que o processo de Averiguação cadastral foi instituído durante o ano de 2021 na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Ministério da Cidadania na época decidiu tomar providências para investigar os cadastros unipessoais (formados por apenas uma pessoa). O motivo é o “aumento” das inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) durante a pandemia.

No entanto, esse procedimento ainda vigora até hoje e é preciso ficar atento para a continuidade do recebimento dos benefícios, principalmente do Bolsa Família.

Qual é o risco de estar em processo de Averiguação Cadastral

As famílias abrangidas pela Averiguação Cadastral Unipessoal são famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa. Segundo o governo, “este público inclui famílias beneficiárias do Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e do Benefício de Prestação Continuada  (BPC)”.

Além disso, o grupo também inclui pessoas que estão no CadÚnico, não recebem programas sociais, mas foram identificadas como famílias unipessoais.

O objetivo da iniciativa é fazer um levantamento cadastral para verificar se a família é realmente unipessoal. O município tem que responder a uma série de perguntas disponíveis no site do Cadastro Único.

Em conversa com o órgão municipal responsável, será possível saber se a pessoa está em situação normal. Em caso de discrepância de dados, os benefícios podem ser cancelados.

Como regularizar sua situação?

Você precisa procurar uma secretaria municipal ou departamento cívico para se informar sobre a situação. Dúvidas sobre a Consulta Cadastral também podem ser feitas no Centro de Informações e Assistência Social (CRAS).

Manter seus dados atualizados é necessário para garantir o recebimento de R$ 600 em parcelas do Bolsa Família ou de outros benefícios públicos no Brasil.

Averiguação é o pente-fino do Bolsa Família?

não. No entanto, a averiguação cadastral pode ser utilizada como fonte de mapeamento e atualização dos dados  do Bolsa Família. Isso significa que pode ajudar o governo a fazer o pente exato que pretende fazer no registro unificado.

Basicamente, não há porque se desesperar se a situação estiver sendo investigada pelo governo. Basta atualizar seus dados corretamente e responder a conversa com o órgão da cidade.