×

Bacen adia mudanças do Pix – Veja o motivo

Bacen adia mudanças do Pix

Bacen adia mudanças do Pix – Veja o motivo

O Banco Central atendeu às exigências do mercado e adiou mudanças no sistema de pagamento do Pix para que salários, pensões e pensões sejam pagos pelo tesouro estadual.

Portanto, as alterações do Pix só terão efeito a partir de 3 de julho de 2023.

Confira mais detalhes a seguir.

Tesouro Direto não suporta pagamentos via Pix

A ferramenta de pagamentos instantâneos, Pix, existe há dois anos. No entanto, o Tesouro Direto passou a utilizá-lo apenas em setembro deste ano. Assim, segundo o Banco Central, o Tesouro Estadual ainda não suporta a operação de pagamento via Pix.

“A pedido do mercado, o BC adiou a validade desta Autorização do Tesouro até 3 de julho para dar mais tempo aos participantes do Pix para regularizar a folha de pagamento e os sistemas de crédito”, explicou o Banco Central.

Quais são as mudanças na modalidade de pagamento?

O Banco Central anunciou uma série de mudanças relacionadas ao Pix que deveriam entrar em vigor a partir do dia 2 de janeiro. Contudo, devido ao pedido do mercado, as alterações passarão a valer apenas em julho do próximo ano.

Assim, com as mudanças no Pix, o Banco Central oferece mais segurança e praticidade para os usuários da modalidade de pagamento. As mudanças planejadas incluem estender o horário do limite de transações, acabar com o limite máximo de transferência e alterar os limites de saque.

Assim, a partir de 3 de julho de 2023, os clientes poderão escolher em que momento o limite de transações deve ser aplicado. Atualmente, o limite começa às 20h, mas após as alterações, os clientes poderão escolher entre o horário atual e as 22h.

Além disso, as transferências únicas não terão mais um limite máximo. Dessa forma, se um usuário do Pix quiser transferir seu limite total, poderá fazê-lo na hora.

Por fim, o Banco Central também anunciou que os limites de saques do Pix de acordo com o período serão alterados. A partir de julho, os clientes poderão sacar até R$ 3.000 durante o dia e até R$ 1.000 à noite.