×

Banco Central informará novos valores esquecidos em maio

Banco Central

Banco Central informará novos valores esquecidos em maio

Quem já consultou valores esquecidos em bancos e foi informado de que não há nada a receber terá que repetir o procedimento nos próximos meses. Em maio, o Banco Central (BC) ampliará a base de dados com novos tipos de saldos residuais.

A primeira fase de consulta, que começou hoje (14.) no site do Banco Central (Valores a Receber), prevê ressarcimento de R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de pessoas ou empresas com valores não utilizados.

O dinheiro vem das seguintes fontes:

• contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas;

• cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC;

• cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito;

• grupos de consórcio extintos.

A segunda fase do serviço, que tem início previsto para maio, possibilitará consultas sobre a devolução de mais 4,1 bilhões de reais.

Serão incluídos os seguintes valores:

• cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;

• contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;

• contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários;

• demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Balanço parcial

Segundo o Banco Central, aproximadamente 20 milhões de pessoas e empresas já utilizaram a nova plataforma até as 12h de hoje.

Diferentemente do sistema anterior no ambiente do Registrato (site que informa a relação entre o correntista e a instituição financeira), o novo site precisará criar uma conta prata ou ouro no portal Gov.br para autorizar saques, caso sejam esquecidos.

Calendário

Qualquer cidadão ou empresa pode consultar a qualquer momento. No entanto, se o sistema reportar contas a receber, os usuários são divididos em três grupos com base na data de nascimento ou constituição da empresa.

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu um negócio antes desse ano pode consultar o saldo remanescente e solicitar o resgate no mesmo site entre os dias 7 e 11 de março.

Veja Como consultar dinheiro esquecido em bancos

A própria página notificará a hora e a data da solicitação de retirada. Caso o usuário perca o horário, ele se repetirá no sábado seguinte, 12 de março, das 4h às 12h.

Para os nascidos entre 1968 e 1983 ou para empresas constituídas nesse período, o prazo é de 14 a 18 de março, reajustado em 19 de março.

Independentemente de quem nasceu depois de 1984 ou iniciou a empresa naquele ano, as datas são de 21 a 25 de março, com revisão em 26 de março. As retrospectivas também serão realizadas simultaneamente no sábado, das 4h às 12h.

Quem perdeu a revisão de sábado pode solicitar o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou criação da empresa.

O BC esclareceu que cidadãos ou empresas que perderem o prazo não precisam se preocupar. O direito de recebimento de fundos é estabelecido e continuará sendo detido pela instituição financeira até que o titular da conta solicite o saque.