×

Banco Central pode liberar nova consulta do DINHEIRO ESQUECIDO hoje (08/08)?

DINHEIRO ESQUECIDO

Banco Central pode liberar nova consulta do DINHEIRO ESQUECIDO hoje (08/08)?

O Banco Central espera liberar uma nova consulta sobre dinheiro que foi esquecido nos bancos. O sistema de Recebíveis deve voltar a funcionar em breve.

Recentemente, o BC trouxe uma nova ideia que animou muita gente em todo o país. Aparentemente, bilhões de dólares estão parados em bancos e outras instituições financeiras, e a instituição está trazendo uma nova consulta para saber quanto valem.

Os servidores públicos do BC entraram em greve no primeiro semestre do ano, o que impediu a publicação da consulta sobre o dinheiro perdido. A greve terminou em julho, portanto, espera-se que a consulta seja retomada.

Confira o Sistema de Valores a Receber do Banco Central para obter as últimas notícias e dinheiro que você pode ter esquecido.

Valores a Receber Banco Central; Dinheiro esquecido

O sistema de Valores a Receber é o termo utilizado pelo Banco Central para denotar um valor que foi esquecido nas contas correntes ou poupança das instituições financeiras.

Além do dinheiro esquecido, as taxas de crédito ruim fazem parte do sistema

Segundo informações do Banco Central, nesta segunda fase do programa, o valor do dinheiro esquecido gira em torno de 4,1 bilhões de reais.

De onde vem o dinheiro esquecido?

  • contas-correntes ou de poupanças que foram encerradas (mas que ainda tinha saldo disponível);
  • valores cobrados indevidamente de tarifas, parcelas ou operações de crédito;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas em cooperativas de crédito; e
  • Valores relacionados a consórcios encerrados que não foram sacados.

Como consultar valores a receber

Brasileiros podem consultar seu dinheiro esquecido em bancos por meio da nova plataforma do Banco Central (BC).

A consulta e o pedido de retirada de dinheiro esquecido do Banco Central estão “suspensos temporariamente para melhoria”, segundo o site do Banco Central.

Além disso, conforme relatado anteriormente, uma greve de funcionários do governo dificultou a consulta de valores neste semestre.

O cidadão que já havia feito uma consulta inicial recebeu uma data específica para retornar ao site valoresareceber.bcb.gov.br.

Caso ainda não tenha feito isso, não deixe de acessar o site acima e verificar seu pagamento com o número do seu CPF e data de nascimento.
Para consultar seu dinheiro esquecido, você precisa acessar sua conta Gov.br, nível Prata ou ouro. Isso é necessário se você quiser ver quanto você tem disponível.
Após concluir a consulta inicial, você deve visitar o site acima e seguir os passos abaixo:
  • Efetuar o login;
  • Consultar valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; ou a origem do dinheiro esquecido;
  • Clicar na opção “Solicitar por aqui”, para receber via Pix, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual será a instituição bancária

Novas regras Valores a Receber

Após o término da primeira fase do sistema de contas a receber, o banco central esclareceu algumas mudanças após a primeira fase de resgate.

Aqui estão algumas mudanças na Fase 2:

  • Você não precisa de um compromisso. Dessa forma, o cidadão pode solicitar o resgate dos recursos na primeira consulta;
  • O sistema terá novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Portanto, quem não possui recebíveis na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e novos pagamentos poderão ser disponibilizados.

Como sacar o dinheiro esquecido?

Após verificar se há dinheiro esquecido, veja abaixo como sacar contas a receber:

Acesse o site valorareceber.bcb.gov.br em data oportunamente informada;
Conecte-se;
Veja as opções: valor a receber; instituição para a qual o valor deve ser devolvido; origem do dinheiro esquecido;
Por fim, clique na opção “Solicitar via aqui” para receber via Pix, ou clique na opção “Solicitar via Instituição” para entrar em contato com você e concordar com a instituição de sua escolha.

Deixe uma resposta