×

Banco Central revela importantes alterações no sistema Pix

Pix

Banco Central revela importantes alterações no sistema Pix

Lançado em novembro de 2020, o PIX já se tornou o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Diariamente, milhões de transferências são realizadas através da plataforma, incluindo compras de produtos, contratações de serviços e até mesmo o pagamento de salários.

No entanto, com a popularização do PIX, também tem havido um aumento nas tentativas de golpes e fraudes envolvendo as transações.

Diante dessa situação, o Banco Central (instituição responsável pela plataforma) anunciou, nesta terça-feira (2), novas medidas que visam aprimorar a segurança do sistema.

Mudanças ainda vão demorar

Os usuários terão que aguardar um pouco mais para ter acesso aos novos recursos. Por meio de um comunicado, o Banco Central explicou as novas ferramentas de segurança do PIX e informou que as mudanças entrarão em vigor a partir do dia 5 de novembro.

Essa demora é justificada pelo fato de que a plataforma de pagamentos passará por modificações nos próximos meses.

Como resultado, o BC, bem como todos os bancos e instituições financeiras cadastradas no PIX, farão parte desses ajustes.

Aqui estão as duas principais novidades que serão implementadas no sistema:

Notificações de infração:

Quando há denúncia ou suspeita de fraude, os bancos envolvidos na transferência precisam fazer a marcação das chaves e dos usuários envolvidos e preencher alguns dados para que o caso seja investigado.

A primeira novidade institui mais campos de informações para que esses registros sejam feitos.

Agora, os bancos também poderão especificar a razão das notificações. Isso significa que eles poderão informar se a infração consiste em um golpe, invasão de conta, estelionato, coação ou outras opções disponíveis.

Essa mudança deve facilitar a recuperação do dinheiro por parte das vítimas em casos como esses.

Nubank permite Pix para clientes com saldo zero na conta: saiba como realizar

Consulta de informações:

Outra reformulação importante está relacionada às informações de segurança que serão processadas pelo sistema do PIX.

A partir de agora, os bancos e instituições financeiras terão acesso a uma quantidade maior e mais relevante de dados para a análise de fraudes.

Com as mudanças, algumas informações importantes estarão disponíveis, como a quantidade de infrações do tipo “conta laranja” ou “falsidade ideológica” associadas a um usuário ou chave, a quantidade de instituições cadastradas que receberam notificações de infração de um determinado usuário ou chave, e a quantidade de contas que cada usuário possui.

Esses dados devem ser fundamentais para ajudar a detectar e prevenir atividades fraudulentas na plataforma.

Além disso, a nova versão do PIX também terá mais recursos de prevenção a fraudes, como o bloqueio de transações suspeitas em tempo real e a validação de informações cadastrais dos usuários, como CPF e data de nascimento.

Essas mudanças são uma resposta do Banco Central ao aumento do número de tentativas de golpes e fraudes no sistema PIX, e devem tornar as transações ainda mais seguras para os usuários.

A expectativa é que essas medidas também ajudem a fomentar o uso do PIX no comércio eletrônico e em outras áreas, impulsionando ainda mais o crescimento do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil.

Além disso, o Banco Central também anunciou que está trabalhando em uma nova funcionalidade para o PIX, que permitirá o agendamento de pagamentos e transferências.

Com essa novidade, os usuários poderão programar seus pagamentos com antecedência, o que deve trazer mais praticidade e conveniência ao sistema.

Ainda não há previsão de quando essa funcionalidade estará disponível, mas a expectativa é que ela seja implementada em breve.

Com essa nova opção, o PIX se tornará ainda mais versátil e poderá ser utilizado para diversas finalidades, desde o pagamento de contas de consumo até o agendamento de pagamentos de salários e outros compromissos financeiros.

Em resumo, as mudanças anunciadas pelo Banco Central para o sistema PIX são uma importante evolução em termos de segurança e conveniência para os usuários.

Com essas medidas, o PIX deve se consolidar como o principal meio de pagamento do país, oferecendo mais praticidade, rapidez e segurança para as transações financeiras.