Banco DayCoval abre o jogo sobre quando vai liberar o Empréstimo do Auxílio Brasil
O Banco Daycoval está na lista de bancos autorizados pelo Ministério da Cidadania a oferecer empréstimo consignado Auxílio Brasil, confira quando o banco pretende conceder o empréstimo.
Ao lançar oficialmente o empréstimo Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania divulgou uma lista de 12 bancos autorizados a oferecer essa modalidade, incluindo o Banco Daycoval, que já confirmou a operação de empréstimo.
Ao ser liberado, o banco anunciou em nota que, examinada a regulamentação e a possibilidade de oferta de empréstimo, já havia decidido não operar com o empréstimo do Auxílio Brasil.
“O Banco Daycoval decidiu por não iniciar prontamente a operação de crédito do Auxílio Brasil. A instituição, que opera com crédito consignado há quase 20 anos, estuda com cautela as regras de adesão à Portaria MC nº 816, uma vez que a ativação do produto exige a realização de ajustes sistêmicos não previstos.”, afirmou a instituição em nota.
Bancos que desistiram do empréstimo do Auxílio Brasil
Além do Daycoval, outras instituições optaram por não liberar o empréstimo do Auxílio Brasil, apesar de terem obtido aprovação do governo federal.
O Banco Safra realizou o pré-cadastro e, seguindo portaria do Ministério da Cidadania, desistiu da modalidade, cancelando os cadastros anteriores.
Também consta da lista a Facta Financeira, que em comunicado dirigido aos clientes anunciou que não operaria com o beneficiário do Auxílio Brasil, cancelando as ofertas apresentadas no pré-cadastro.
O motivo da desistência da instituição seria um limite de juros de 51,11% ao ano, inferior ao previsto pelas instituições financeiras, que chegou a 80% ao ano.
Bancos liberados para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania liberou 12 bancos para conceder o consignado Auxílio Brasil, incluindo a Caixa Econômica Federal:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank;
- Banco Crefisa;
- Banco Daycoval;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
- Facta Financeira;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Financeira.
Quatro financeiras oferecem essa modalidade, confira:
- Caixa Econômica Federal
O banco permite contratação pela Caixa Tem, casas lotéricas e agências bancárias. A taxa de juros na Caixa é de 3,45% ao mês.
- Meu Tudo
A instituição também oferece essa modalidade com juros a partir de 3,39% ao mês. A contratação é feita pelo aplicativo.
- Pincred
Oferece a menor taxa de juros até agora, no patamar de 2,89% ao mês. A contratação só pode ser feita pessoalmente em uma das filiais Pincred localizadas nos estados do Maranhão e Piauí.
- Banco Pan
O Banco Pan finaliza os contratos de pré-cadastro antes da reabertura da modalidade.
As demais instituições ainda não se manifestaram sobre a oferta de crédito para seus clientes.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Uma portaria do Ministério da Cidadania estabelece as regras que as instituições financeiras devem seguir na hora de oferecer um serviço, como tetos de juros e parcelas máximas.
Os beneficiários do Auxílio Brasil podem destinar até 40% do valor base de R$ 400 do auxílio, ou até R$ 160, por empréstimo, que pode ter até 3,5% de juros mensais e deve ser pago, no máximo, em 24 parcelas.