×

Banco Itaú – Aplicativo e site voltam ao ar após erros em saldos

Banco Itaú

Banco Itaú – Aplicativo e site voltam ao ar após erros em saldos

O aplicativo e o site do Banco Itaú voltam a funcionar no final da tarde (3). O acesso à conta eletrónica foi suspenso durante várias horas à tarde, depois de os clientes terem apontado um erro no processamento dos dados bancários.

Nesse momento, os clientes que abrem o aplicativo bancário são notificados de que seus saldos estão sendo atualizados. “Prezado cliente, seu saldo foi atualizado. Caso algum pagamento seja repetido, ele será corrigido automaticamente ao longo do dia. Pedimos desculpas pelo transtorno”, nota exibida no aplicativo de notificação.

Por meio da rede social Twitter, o Itaú informou que as transações bancárias estavam demorando mais. As Transferências Eletrônicas Diretas (TED) podem ser feitas até às 18h15. A operação via Pix foi estendida até meia-noite, mantendo-se as restrições vigentes durante o dia. Os ingressos podem ser pagos até as 20h30.

Os problemas começaram pela manhã, quando os clientes reclamaram de saldos bancários errados. Alguns titulares de contas afirmam que seus saldos de contas são zero ou negativos.

Outros relataram depósitos ou reembolsos em contas. Também há relatos de saques não identificados e filas nos pontos de atendimento.

Em nota, o banco informou que estavam ocorrendo erros devido a atrasos no processamento dos dados bancários.

A agência descartou ataque hacker e alegou que os problemas observados hoje não estavam relacionados a eventos externos.

“O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, destacou o comunicado.

Segundo o banco central, o Grupo Banco Itaú possui 90,3 milhões de clientes. Esse número inclui negócios de aluguel, cartões, crédito consignado e outros tipos de negócios. De acordo com o último relatório da instituição financeira, em 2020, se forem considerados apenas os bancos, há cerca de 56 milhões de correntistas.