×

Banco Pan abre o jogo e revela se vai aceitar novas solicitações do Consignado do Auxílio

Banco Pan

Banco Pan abre o jogo e revela se vai aceitar novas solicitações do Consignado do Auxílio

O Banco Pan é uma das instituições financeiras que figura na lista de empresas aptas a conceder crédito consignado no programa Auxílio Brasil.

No entanto, eles anunciaram em uma nota esta semana que ainda não abriram novos pedido no aplicativo. Eles apenas disseram que precisam continuar analisando as pessoas que já fizeram pedidos.

Antes mesmo de o Ministério da Cidadania liberar o consignado, o Banco Pan e a maioria de suas financeiras já haviam pré-cadastrado a solicitação do empréstimo do Auxílio Brasil.

Os cidadãos cadastraram seus dados e, logo após a normalização do texto, o órgão pode adiantar os trabalhos para esse segmento da população.

Sob a supervisão do Ministério da Cidadania, o banco mudou de postura e atrasou a divulgação de informações básicas. Por exemplo, no sábado (15), a empresa não havia divulgado qual era a taxa de juros. Eles se limitaram a dizer que tinham que oferecer taxas abaixo do valor máximo estabelecido pelo ministério.

Na semana passada, o ministério divulgou um documento regulamentando a remessa do Auxílio Brasil. No texto, eles aprovaram que os bancos pudessem definir as taxas de juros.

No entanto, eles também afirmaram que há um teto mensal de 3,5%. As instituições não devem cobrar mais do que este nível e não devem indicar que cobram taxas adicionais.

Por exemplo, na Caixa Econômica Federal, a taxa de juros mensal é de aproximadamente 3,45% ao mês. O índice está um pouco abaixo do limite superior exigido pelo Ministério da Cidadania.

No caso específico da Caixa, esse índice deve ultrapassar 50% ao ano. Só na primeira semana de lançamento, o banco já emprestou mais de 100 milhões de reais.

Quem pode solicitar o consignado

Como regra geral, qualquer pessoa que pertença ao Auxílio Brasil pode solicitar a consignação. De acordo com as disposições do texto, todos os usuários da folha de pagamento têm o direito de fazer uma solicitação ao banco.

De acordo com os últimos números do Ministério da Cidadania, estamos falando de mais de 21 milhões de pessoas. Hoje, o governo federal acredita que é improvável que todas essas 21 milhões de pessoas se solicite o crédito consignado.

Vale lembrar que, em alguns bancos, as solicitações podem exigir algumas regras básicas. Por exemplo, na Caixa Econômica Federal, os cidadãos precisam permanecer no Auxílio Brasil por mais de 90 dias.

A lista de bancos habilitados

Conforme mencionado anteriormente, o Ministério da Cidadania divulgou uma lista com os nomes de todos os 12 bancos aptos a operar na linha de pagamento Auxílio Brasil. De qualquer forma, apenas alguns deles realmente iniciaram o processo.

Veja abaixo a lista completa

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Agibank S/A Banco;
  • Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.