×

Banco Safra toma decisão que muda todo rumo no Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil

Banco Safra

Banco Safra toma decisão que muda todo rumo no Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil

A incerteza sobre o empréstimo do Auxílio Brasil tomou outro capítulo no final de setembro. Junto com a publicação do regulamento do serviço de crédito consignado, muitos bancos não gostaram da proposta e abriram mão do serviço da linha de crédito. Um desses bancos é o Banco Safra, que em 30 de setembro divulgou em suas redes oficiais a falta de participação na modalidade.

Em nota oficial, a instituição afirmou:

“Informamos que o Ministério da Cidadania publicou o Despacho MC 816 regulamentando as regras do produto e introduzindo algumas regras detalhadas que diferem das condições em que a oferta de empréstimo foi submetida, exigindo o cancelamento da referida proposta. Informamos que no momento não serão realizadas novas propostas ou operações.

Nota: Lembramos que nenhuma operação de crédito foi realizada em nome do cliente. O benefício do Auxílio Brasil não foi bloqueado pela Safra Financeira e poderá ser utilizado livremente por seu titular, inclusive para terceirizar operações a outras instituições, caso seja de seu interesse.”

O Banco Safra despontou como uma das principais instituições financeiras na concessão de crédito consignado. Eles até fizeram contratos iniciais e simulações, mas com a decisão tudo mudou.
Os beneficiários estão agora à espera de regulamentos de outros bancos para solicitar um empréstimo.

Situação dos bancos com o empréstimo do Auxílio Brasil

Os bancos ainda estão em fase de avaliação regulatória enquanto outros ainda estão decidindo se vão utilizar a modalidade de crédito.

Mesmo com a implantação da portaria, eles ainda precisam assinar um contrato com o Ministério da Cidadania para que a folha de pagamento comece a ser liberada. Segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, mais de 60 instituições financeiras estão chegando ao governo.

Em entrevista ao programa Voz do Brasil no dia 28 de setembro, o ministro explicou alguns pontos sobre as instituições. Entre eles hoje (28) a Caixa Econômica Federal anunciou em nota que também disponibilizará esse empréstimo consignado para as famílias. A partir daí, eles podem fazer o pré-cadastro, habilitar-se e a instituição financeira emitirá um empréstimo consignado.

Os bancos não podem cobrar taxas adicionais dos beneficiários. A taxa de juros foi fixada em 3,5% ao mês. Os interessados ​​nesta modalidade podem comprometer-se com 40% do seu benefício Auxílio Brasil.