×

Bancos aguardam a regulamentação do Consignado do Auxílio Brasil

Bancos aguardam a regulamentação

Bancos aguardam a regulamentação do Consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania

Assim, embora o crédito já tenha se tornado lei, os usuários do programa ainda não podem pedir o empréstimo.

Recentemente, o governo federal sinalizou que todos os bancos teriam condições de oferecer saldo.

No entanto, os principais bancos do país dizem que ainda não têm nada a oferecer. Em notas separadas enviadas à imprensa, as instituições financeiras dizem basicamente a mesma coisa: têm que esperar o Ministério da Cidadania acertar o texto, analisar os termos e oferecer o empréstimo.

Por exemplo, o Banco do Brasil disse que estava aguardando os termos das negociações para poder oferecer um empréstimo salarial para o auxílio-desemprego. A Caixa Econômica segue a mesma linha. “(O banco) está aguardando que o Ministério da Cidadania publique um regulamento sobre as condições e exigências para empréstimo salarial para beneficiários do Auxílio Brasil”, diz a instituição.

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) também falou sobre a situação. “Para a implementação do empréstimo salarial aos beneficiários do Auxílio Brasil, é imprescindível também que, além da publicação da norma que permite o despacho do benefício para obtenção de empréstimo, como já ocorreu, os processos a serem seguidos pelo instituições financeiras que irão trabalhar nos produtos são divulgadas.” .

“Os detalhes de cada produto serão conhecidos após a divulgação deste regulamento, como, entre outros, prazo máximo, margem de comprometimento de lucros nas operações de crédito, taxas máximas, prazos contratuais”, acrescenta nota da Febraban, que foi enviada ao jornal Folha de São Paulo.

Banco Pan

Nas últimas semanas, você deve ter se deparado com um anúncio da financeira Pan Bank, que já oferece o Auxílio Brasil. Segundo a instituição, o procedimento é apenas um pré-cadastro.

Dessa forma, eles podem obter dados dos cidadãos para que possam iniciar o processo de folha de pagamento do governo federal. Assim que estiver pronto, o cidadão poderá perder menos tempo enviando o pedido.

De qualquer forma, em recente memorando do Banco, Pan afirmou que ainda não sabe se oferecerá aos usuários do Auxílio Brasil um empréstimo salarial do governo federal. Assim como outras instituições, ainda aguardam a regulamentação do Ministério da Cidadania.

Consignado do Auxílio Brasil

O governo federal anunciou o lançamento do Auxílio Brasil no último mês de março. Mais de três meses depois, o lançamento ainda está incompleto, então nenhum usuário conseguiu se inscrever ainda.

Diretores do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (Idec) disseram em entrevistas que a remessa do Auxílio Brasil pode abrir caminho para a dívida das pessoas em um futuro não muito distante.

De qualquer forma, a maioria dos usuários do Auxílio Brasil afirma querer se envolver nesse processo. Alguns deles até organizaram protestos online exigindo a liberação do empréstimo o mais rápido possível.