Consignado do Auxílio

Bancos podem exigir regras próprias de seleção para liberar o Consignado do Auxílio

O prazo de solicitação do empréstimo do Auxílio Brasil foi anunciado oficialmente desde a semana passada. Segundo informações do Ministério da Cidadania, mais de 21 milhões de usuários podem solicitar esse empréstimo. No entanto, é importante saber que pedir o crédito nem sempre é garantido a liberação pelo banco.

De acordo com informações oficiais, cada instituição financeira pode criar sua própria seleção. Podem exigir alguma análise da situação de cada cidadão.

Na nota enviada à imprensa, o Banco Pan já anunciou que as pessoas que pedirem o crédito com eles terão que passar por uma espécie de análise de perfil do usuário.

O banco não explicou os critérios utilizados, mas ressaltou que as pessoas que vivenciam uma experiência negativa não precisam se preocupar.

Todos serão formalmente notificados da decisão, segundo a agência. Além disso, informam os cidadãos que não são selecionados pelo banco para serem isentos de qualquer tipo de ônus.

“Após análise criteriosa, os pedidos de empréstimo pré-aprovados para beneficiários do Auxílio Brasil continuarão o processo de formalização, cadastro e pagamento com os clientes a partir de 10 de outubro”, informou o banco em nota enviada ao portal Uol indicado em. A agência não forneceu mais detalhes sobre o cancelamento do pedido.

Observe que este não é o ponto exclusivo do banco Pan. Outras instituições também podem indicar suas próprias regras. É o caso, por exemplo, da Caixa Econômica Federal.

O banco informa que só aceita inscrições de pessoas que permaneçam no Auxílio Brasil por mais de 90 dias. Além disso, também avaliam a questão do atendimento no momento das inscrições do Ministério da Cidadania.

A lista de bancos

Na semana passada, o governo federal divulgou uma lista de 12 instituições que podem atender ao empréstimo salarial Auxílio Brasil. A mais famosa delas é a Caixa Econômica Federal.

Algumas ausências são fortemente sentidas. Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander decidiram não operar a linha. Outras instituições menores também estão na lista, mas a maioria ainda não começou a oferecer crédito consignado.

Veja a lista completa abaixo:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Agibank S/A Banco;
  • Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Como funciona o consignado

Auxílio Brasil Consignação é um empréstimo apenas para usuários que participam de programas sociais. A ideia é que ele devolva o dinheiro ao banco na forma de desconto mensal nas parcelas do projeto.

Então, ao invés de receber 600 reais por mês, essas pessoas recebem valores menores ao longo de vários meses até conseguirem quitar integralmente suas dívidas. A margem alocável é de 40% ao mês e a taxa de juros é limitada a 3,5% ao mês.

%d blogueiros gostam disto: