Pular para o conteúdo

Beneficiários com Bolsa Família bloqueado em MARÇO e ABRIL poderão receber valores atrasados: saiba como!

  • por
Beneficiários com Bolsa Família bloqueado em MARÇO e ABRIL

Desde o início deste ano, o governo Lula tem promovido uma série de análises e relatórios sobre os beneficiários do Bolsa Família. Em março, foi realizado um minucioso processo de revisão, resultando no corte de mais de um milhão de participantes do programa. Neste artigo, nós explicamos como solicitar o pagamento das parcelas atrasadas.

Se você é um beneficiário que teve o seu benefício suspenso, mas agora voltou a recebê-lo, temos uma ótima notícia: é possível solicitar o pagamento dos valores retroativos. A seguir, explicamos como proceder:

  • Primeiro, é necessário acessar o Cadastro Único (CadÚnico) e verificar sua situação cadastral;
  • Em caso de irregularidades, é necessário que elas sejam resolvidas;
  • Passado este processo, os beneficiários devem realizar a solicitação de revisão junto ao Cras do seu município ou pela gestão do Bolsa Família em sua cidade;
  • O acompanhamento do processo pode ser visto no próprio site do CadÚnico;
  • O prazo para conclusão, positiva ou negativa, é de 45 dias. Se der certo, os valores serão pagos retroativamente.

Suspensão do Benefício Bolsa Família

No que se refere ao prazo para o desbloqueio do benefício, o processo funciona da seguinte maneira: os beneficiários precisam identificar o motivo pelo qual o seu benefício foi bloqueado e, em seguida, seguir as etapas necessárias para desbloqueá-lo. A próxima fase depende do governo e da análise realizada sobre a solicitação dos participantes.

Nesse sentido, o tempo disponível para o desbloqueio é determinado pelo governo, que estabelece um prazo de 30 dias para informar aos beneficiários se o desbloqueio foi confirmado ou não. A seguir, listamos alguns dos motivos para o bloqueio do benefício:

  • Não atualização dos dados no Cadastro Único;
  • Não apresentar os requisitos mínimos de participação;
  • Não concluir os requisitos de educação;
  • Não preencher os requisitos de saúde.

Como verificar o status do benefício Bolsa Família?

Para que os beneficiários possam verificar se têm direito ao Bolsa Família, é preciso utilizar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) ou acessar o aplicativo do próprio programa, que recentemente mudou de nome.

Por meio do app do CadÚnico, é possível acompanhar a situação do benefício na seção “Meus Benefícios”. Já no aplicativo do Bolsa Família, a consulta pode ser realizada utilizando o número do CPF do beneficiário. Abaixo, são destacados os aplicativos para acesso às informações: