×

Beneficiários com Bolsa Família bloqueado podem voltar a receber em 2023?

Bolsa Família bloqueado

Beneficiários com Bolsa Família bloqueado podem voltar a receber em 2023?

Beneficiários com Bolsa Família bloqueado podem voltar a receber em 2023? O Governo Federal está realizando uma grande averiguação cadastral no Cadastro Único desde janeiro, com o objetivo de identificar beneficiários que não se enquadram no público-alvo do programa devido a renda superior ou cadastro irregular.

Como resultado, entre março e abril, cerca de 2,7 milhões de segurados foram bloqueados no Cadastro Único, o que afeta o recebimento do Bolsa Família.

No entanto, os beneficiários que foram bloqueados ainda têm a chance de voltar a receber o benefício. Para isso, é preciso fazer o recadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo no prazo de 60 dias após o bloqueio.

Após o recadastramento, o tempo de desbloqueio pode variar de 15 a 45 dias, dependendo do nível de irregularidade e da disponibilidade de profissionais.

A boa notícia é que os segurados que realizaram o recadastramento entre 3 de março e 14 de abril já foram desbloqueados e estão aptos a receber o Bolsa Família em maio.

Além disso, a Caixa Econômica Federal está pagando as parcelas atrasadas do Bolsa Família que ficaram suspensas devido ao pente-fino.

O valor já está disponível no aplicativo Bolsa Família e Caixa Tem, mas caso não seja possível realizar o saque, o segurado deve ir a uma agência da Caixa com um documento original com foto em mãos.

Meu Cadastro Único foi cancelado, o que devo fazer?

Aqueles que forem desligados do Cadastro Único devido à averiguação cadastral também perderão o acesso ao Bolsa Família.

É importante ressaltar que o Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais, e com o cancelamento, o segurado também perde o acesso a eles.

Sendo assim, para voltar a participar dos programas assistenciais do governo, o cidadão precisará fazer um novo cadastro junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Com o novo cadastro, o segurado terá direito a vários programas sociais, mas no caso do Bolsa Família, o segurado será enviado para a fila de espera.

Entre março e abril, o Bolsa Família registrou a entrada de quase um milhão de beneficiários, reduzindo a fila de espera.

Entretanto, o governo vem realizando uma busca ativa para encontrar beneficiários que realmente precisam do benefício. Portanto, a fila deve voltar a aumentar.

Bolsa Família ameaçado? Governo estuda alterações no benefício

Pagamento do Bolsa Família de maio

O pagamento do mês de maio do Bolsa Família será realizado pela Caixa Econômica Federal, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

Assim, o pagamento terá início no dia 18 de maio e será concluído no dia 31 do mesmo mês, com o repasse para os segurados que possuem o NIS finalizado em 0.

Abaixo, segue o calendário completo:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

É importante ressaltar que os beneficiários têm até 90 dias para sacar o valor do Bolsa Família, caso contrário, o dinheiro será devolvido ao governo. Para sacar o benefício, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com o cartão do Bolsa Família e um documento de identificação com foto.

Caso o beneficiário não tenha recebido o valor do Bolsa Família no dia estipulado pelo calendário, é necessário entrar em contato com a central telefônica da Caixa pelo número 0800 726 0207 para obter informações sobre o pagamento.