×

Beneficiários do Bolsa Família que passaram pelo pente-fino receberão retroativo dos desbloqueios?

Beneficiários do Bolsa Família que passaram pelo pente-fino receberão retroativo dos desbloqueios?

Desde janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Social tem realizado uma verificação minuciosa dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de identificar perfis com irregularidades, seja no cadastro ou de beneficiários que não atendem aos critérios.

Em março, ocorreu o primeiro corte de beneficiários, quando 1,5 milhão de segurados foram excluídos do banco de dados.O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios sociais, como o Bolsa Família, e para receber o programa de transferência de renda, é necessário estar devidamente cadastrado no CadÚnico.

Por essa razão, aqueles que tiveram o cadastro bloqueado também deixaram de receber o Bolsa Família.No entanto, os beneficiários que foram bloqueados sem qualquer erro no CadÚnico poderão receber retroativamente o valor do Bolsa Família referente ao mês em que não receberam o benefício.

Em março, por exemplo, alguns segurados foram bloqueados de forma indevida, o que levou a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social a criar um novo cronograma de pagamento retroativo para esses beneficiários.

Como verificar se o meu benefício do Bolsa Família foi bloqueado?

Os segurados do Bolsa Família que tiverem o seu cadastro bloqueado serão notificados com antecedência por meio do aplicativo oficial do programa.

Abaixo, veja um exemplo de mensagem enviada aos beneficiários pelo app:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família”.

Aplicativo Bolsa Família

Além da notificação via aplicativo oficial do programa Bolsa Família, os beneficiários podem verificar o status do seu benefício acessando o site oficial do Cadastro Único ou entrando no Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Ambos os sites disponibilizam essas informações aos segurados.

Bolsa Família bloqueado: o que fazer e como resolver?

Se o benefício do Bolsa Família for bloqueado, o beneficiário deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para atualizar os seus dados cadastrais.
Para aqueles que tiveram o benefício bloqueado em abril, o prazo para comparecer ao CRAS e atualizar o cadastro é até o dia 16 de junho. Caso não consiga validar ou atualizar as informações ou não compareça ao CRAS até a data estipulada, o beneficiário será desligado do Cadastro Único e, consequentemente, perderá o Bolsa Família.
Os beneficiários bloqueados ainda podem tentar se cadastrar novamente no programa, mas não serão incluídos automaticamente no Bolsa Família. Eles serão inseridos no final da fila de espera do programa de transferência de renda.

O que é a busca ativa do Bolsa Família e como ela funciona?

O Governo Federal está implementando a busca ativa do Bolsa Família, além do pente-fino, com o objetivo de identificar brasileiros elegíveis para o programa de transferência de renda, mas que ainda não estão recebendo o benefício.De acordo com dados de março, cerca de 900 mil brasileiros estavam aguardando para serem incluídos no programa.
No mesmo mês, aproximadamente 694 mil novos beneficiários foram adicionados à folha de pagamento do Bolsa Família. Para abril, a previsão é que mais 300 mil pessoas comecem a receber o benefício.
O Ministério do Desenvolvimento Social tem a expectativa de que até dezembro deste ano, a fila de espera seja completamente eliminada.

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de abril

A partir de hoje, sexta-feira (14), a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários que têm Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

O pagamento segue uma ordem escalonada, de acordo com o último dígito do NIS, e é creditado na conta digital do Caixa Tem.

Abaixo, veja o calendário completo de pagamentos:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.