Pular para o conteúdo

Beneficiários do Bolsa Família recebem notificação de suspensão

Bolsa Família

O Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os programas sociais do governo federal, havia anunciado no final de abril que não haveria novos bloqueios de beneficiários do Programa Bolsa Família com suspeitas de irregularidades neste mês de maio.

Essa notícia trouxe alívio para muitas famílias que temiam perder o benefício.

No entanto, alguns beneficiários começaram a receber notificações e mensagens do aplicativo oficial do programa informando que seus benefícios haviam sido bloqueados neste mês de maio.

Isso tem gerado preocupação entre as famílias, mas é importante lembrar que os pagamentos só começam oficialmente na quinta-feira da próxima semana e o aplicativo ainda está passando por atualizações, o que pode causar instabilidade.

Famílias do Bolsa Família bloqueadas

Entenda o caso: Desde março, quando o Bolsa Família foi lançado, o governo federal bloqueou mais de 1,5 milhão de famílias suspeitas de irregularidades em seus cadastros.

O objetivo do bloqueio é fazer com que os beneficiários procurem um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar seus dados em até 60 dias e comprovar que não estão em situação irregular.

Durante o processo de bloqueio, os beneficiários ficam impedidos de receber o benefício e só têm acesso aos pagamentos retroativos após o desbloqueio.

No entanto, na última semana de abril, o governo federal informou que provavelmente não haveria novos bloqueios ou desbloqueios de beneficiários neste mês de maio.

Isso se deve ao fato de que o sistema do programa social está passando por uma atualização, que começou no dia 29 de abril e seguirá até o dia 23 de junho, impedindo novos bloqueios e desbloqueios.

Assim, acredita-se que quem recebeu o pagamento do programa em abril também receberia normalmente nos meses de maio e junho, já que novos bloqueios não ocorreriam.

No entanto, muitas famílias que receberam normalmente em abril relatam que, ao abrir o aplicativo Bolsa Família nesta semana, se depararam com uma mensagem informando que foram bloqueadas e não receberiam o benefício neste mês de maio.

Bloqueios do Bolsa Família em maio

No entanto, é importante lembrar que, como ocorre todos os meses, o aplicativo do programa de transferência de renda passa por atualizações constantes nas semanas anteriores ao início dos repasses para que as informações do mês anterior sejam substituídas pelas informações do mês atual.

Isso ocorre porque os pagamentos de maio devem começar somente no dia 18, que é na próxima quinta-feira. Portanto, é necessário aguardar por novas atualizações.

Assim, existem duas possibilidades: a primeira é que a mensagem de bloqueio no aplicativo Bolsa Família tenha sido apresentada por um erro ou pelas instabilidades que o aplicativo esteja passando no momento.

Portanto, pode ocorrer dessas mensagens desaparecerem nos próximos dias, possibilitando que o saque de maio do benefício aconteça normalmente. Por isso, é preciso aguardar até o início dos repasses.

No segundo caso, é possível que o bloqueio tenha ocorrido de fato por suspeita de irregularidades, e o beneficiário fique impedido de receber em maio, sendo obrigado a realizar a atualização cadastral em um CRAS em no máximo dois meses para comprovar que não há problemas e voltar a receber em junho.

Isso porque o governo nunca informou claramente que os bloqueios acabariam em maio, já que foi informado apenas que era provável que eles não ocorressem devido à atualização do sistema.

13 do Bolsa Família vai ser pago em 2023?

O Bolsa Família e os bloqueios

Os beneficiários do novo Programa Bolsa Família que conseguirem receber em maio receberão a quantia mínima obrigatória de R$600, acrescida de R$150 por cada criança com até seis anos que o grupo familiar apresentar em sua composição.

Esse valor extra tem sido pago pelo novo Benefício Primeira Infância, um dos novos benefícios do programa social que passará a pagar quantias maiores e diferentes a partir de junho.

No entanto, aqueles que foram bloqueados terão que atualizar os dados no CRAS. Após essa atualização, o governo avaliará as informações e poderá desbloquear as famílias, mas isso ocorrerá somente na última semana de junho, devido ao processo de atualização do sistema do programa.

Além disso, os valores retroativos serão pagos somente a partir da primeira semana de julho, mas somente se o beneficiário comprovar que não está irregular.