×

Benefícios pago pelo o INSS a quem tem problemas nas costas – Confira

Benefícios pago pelo o INSS

Benefícios pago pelo o INSS a quem tem problemas nas costas – Confira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece diversos benefícios aos segurados que estejam impossibilitados de exercer atividades laborais por determinados problemas.

A maioria dos trabalhadores brasileiros sofre de problemas nas costas, que podem ser decorrentes de má postura, carga de peso ou outras causas.

Muitas vezes, essas dores impedem os trabalhadores de realizar as atividades, muitas vezes reduzindo sua produtividade.

O INSS,concede benefício a quem sofre de dorsalgia (dor nas costas), que atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Veja mais: Revisão do FGTS pode pagar até R$ 72 mil em 2022; saiba como

Será que você terá direito a o benefício do INSS se fizer o tratamento do problema sem trabalhar?

O INSS não leva em consideração o fato de você estar doente por problemas de dor nas costas, o instituto pedirá que você comprove que sua dor nas costas é grave e interfere em suas atividades de trabalho.

Como comprovar?

Você poderá comprovar que sua dor nas costas está impedindo você de trabalhar por meio de exames, laudos médicos, prontuários, atestados, e também poderá produzir uma receita de medicamentos.

Você deve portar esses documentos quando o INSS determinar a data e hora do seu exame médico.

Dor nas costas vai dar direito ao auxílio-doença?

O Auxílio-Doença é concedido aos funcionários que, por algum motivo, estejam temporariamente impossibilitados de realizar seu trabalho. Será necessária a realização de perícia médica realizada pelo INSS.

Para ter direito ao auxílio-doença será necessário cumprir alguns requisitos:

Uma delas é ter contribuído para o INSS entre 1 e 3 anos (dependendo da situação) ou ter parado de contribuir recentemente.

Cumprir carência de 12 contribuições sem interrupção, para ter direito ao auxílio-doença.

Aposentadoria por invalidez

O Auxilio de invalidez são concedidas quando um trabalhador perde permanentemente a capacidade para o trabalho ou outras atividades. Nesse caso, você também precisará comprovar sua condição médica e passar por um exame médico pelo INSS.

Embora de forma permanente, o beneficio por invalidez pode ser cancelado quando o empregado se recuperar e puder retornar ao trabalho.

E quando o INSS não libera o benefício, posso pedir na justiça?

Quando o INSS indefere seu pedido de auxílio-doença, você pode contestar a decisão judicialmente. Para isso, é bom contar com a ajuda de um advogado, um defensor público.

Quando você passa por perícia médica para receber a aposentadoria, mas precisa receber o auxílio-doença, talvez seja preciso recorrer à Justiça.

Se você tiver um bom histórico médico que comprove a incapacidade permanente para o trabalho, poderá entrar com uma ação judicial para converter seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez.