×

Benefícios sociais 2023: Veja quais deles vão ser mantidos pelo novo governo

Benefícios sociais 2023

Benefícios sociais 2023: Veja quais deles vão ser mantidos pelo novo governo

O Governo Federal incorporou novos programas sociais neste ano. Também aumentou o valor dos existentes graças à legislação. Como resultado, milhões de brasileiros se beneficiaram desses programas sem prazo de validade.

Algumas dessas opções serão descontinuadas no próximo ano devido à mudança política. Outros continuarão disponíveis mesmo com a mudança de governo.

Veja quais!

Benefícios sociais em 2023

O auxílio que ficará até 2023 é o Auxílio Brasil, que se chamará Bolsa Família e Vale-Gás. No entanto, ambos vão mudar.

O Bolsa Família dará assistência no valor de R$ 600 a famílias em situação de desvantagem social e também pagará um adicional de R$ 150 por cada criança menor de 6 anos. A equipe do governo Lula conseguiu a aprovação da PEC (Emenda Constitucional) para viabilizar o pagamento.

Além do Bolsa Família, o Vale-Gás também estará disponível para os brasileiros no ano que vem. A diferença é que os valores de rendimento voltaram aos patamares normais, equivalentes a 50% do preço médio de um botijão de 13kg.

O valor integral só estará disponível a partir de agosto deste ano, após aprovação de medida válida até dezembro de 2022. De qualquer forma, a partir do ano que vem, esse valor precisará ser devolvido aos responsáveis ​​pelo programa.

Benefícios que serão excluídos em 2023

Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Táxi deixarão de ser pagos pelo governo Lula. Isso porque a PEC responsável pela criação do programa é a mesma do valor da Vale-Gás e só foi aprovada este ano.

Os caminhoneiros e taxistas profissionais não poderão mais contar com ajuda de programas sociais até 2023. Pelo menos, não a princípio.