×

Bloqueio temporário no Bolsa Família durante pente-fino: saiba como fazer o desbloqueio

Bloqueio temporário no Bolsa Família

Bloqueio temporário no Bolsa Família durante pente-fino: saiba como fazer o desbloqueio

De acordo com informações divulgadas, é provável que vários beneficiários do recém-lançado Programa Bolsa Família não tenham direito a receber os pagamentos deste mês de abril, em virtude de bloqueios que devem ocorrer.

Esses bloqueios são esperados principalmente entre os beneficiários de grupos familiares unipessoais, ou seja, aqueles compostos por apenas um membro que tenha declarado no Cadastro Único (CadÚnico) que mora sozinho.

Entretanto, é importante ressaltar que esses bloqueios serão temporários e que os beneficiários poderão reverter a situação e voltar a receber o benefício.

Para solucionar essa questão, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos e ajam com rapidez. É possível verificar se os pagamentos de abril foram bloqueados acessando o aplicativo Bolsa Família. Geralmente, uma mensagem informando sobre o bloqueio é exibida ao abrir o app e um pequeno cadeado fechado pode ser visualizado ao lado dos valores. Além disso, é possível aguardar o dia do pagamento para confirmar se o benefício será disponibilizado ou consultar outros meios de comunicação.

Confira abaixo todas as opções disponíveis:

Existem diversas opções disponíveis para verificar a situação do Bolsa Família e realizar o desbloqueio, tais como:

    • Aplicativo Bolsa Família: pode ser baixado em dispositivos com sistema Android ou IOS (Apple) e acessado com login e senha do GOV.br ou do próprio Caixa Tem;
    • Aplicativo Cadastro Único: disponível para download em aparelhos com sistema Android ou IOS (Apple) e acessado com login e senha do GOV.br ou do próprio Caixa Tem;
    • Aplicativo Caixa Tem: pode ser baixado em dispositivos com sistema Android ou IOS (Apple) e acessado com login e senha do GOV.br ou do próprio Caixa Tem;
    • Telefone 121, da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o atendimento é realizado mediante a informação de dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento. Entretanto, é importante não fornecer informações do cartão ou senhas a ninguém;
    • Telefone 111, da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal: disponível de segunda a domingo, das 7h às 22h, o atendimento também é feito mediante a apresentação de dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento. Contudo, é fundamental não compartilhar informações do cartão ou senhas com terceiros.

Opções disponíveis para desbloquear o Bolsa Família de abril

Depois de constatar o bloqueio dos pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de abril, é essencial que o beneficiário atualize seu cadastro para recuperar o acesso ao benefício. Somente dessa forma será possível receber os pagamentos nos próximos meses. Para isso, é necessário comparecer o quanto antes a um CRAS ou à prefeitura do seu município para atualizar as informações cadastrais. Após a atualização, é preciso aguardar a validação dos dados, e se estiverem corretos, o beneficiário será desbloqueado.

É importante lembrar que durante o processo de atualização do cadastro, é preciso apresentar os seguintes documentos:

Durante o processo de atualização do cadastro, é necessário apresentar os documentos de identificação de todas as pessoas que residem na mesma casa, mesmo que não haja parentesco entre elas. Isso ocorre porque o governo considera todos os moradores da mesma residência como pertencentes ao mesmo grupo familiar.

Além disso, é necessário apresentar um comprovante de residência atualizado e os comprovantes de renda atualizados de todos os integrantes do grupo familiar. Para menores de idade, também é possível apresentar a caderneta de vacinação e o atestado de frequência escolar, embora não seja obrigatório, esses documentos auxiliam na validação das informações.

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família para Abril

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família e do novo Auxílio Gás receberão seus repasses a partir do dia 14 de abril, seguindo o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.
Confira abaixo o calendário completo para os dois programas:
  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Os pagamentos do programa de transferência de renda e do Auxílio Gás continuam sendo realizados pelos mesmos meios, principalmente pelo aplicativo Caixa Tem.

No entanto, caso o beneficiário não possua acesso ao aplicativo, é possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os antigos, desde que estejam em condições de uso.