×

Boa Notícia: Justiça libera saques para segurados do INSS; Confira a lista

Justiça libera saques para segurados do INSS

Boa Notícia: Justiça libera saques para segurados do INSS; Confira a lista

Desde o final de maio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já disponibilizou diversos valores devidos aos pensionistas.

Grande parte dos depósitos foram recebidos em maio e alguns serão recebidos no início de julho. Portanto, é necessário ficar atento aos requisitos para receber o valor adicional do instituto.

Por isso, segundo informações oficiais, o Conselho de Justiça Federal  (CJF) já liberou mais de 1,2 bilhão de reais a título de pagamento de dívidas judiciais contraídas pelo INSS. A maioria dos pagamentos é feita na forma de Requisições de Baixo Valor (RPVs), mas também há quem as receba por meio do precatório do INSS.

Saiba como vai funcionar a questão do precatórios de RPV e INSS!

Segundo informações oficiais da Previdência Social, o Judiciário liberou cerca de 1,3 bilhão de reais para pagar as dívidas judiciais que o INSS assinou nos últimos meses.

Esses valores estão agora disponíveis para todos os segurados elegíveis, pois um pagamento foi feito no final de maio e um segundo pagamento foi feito no início de junho.

Nesse caso, é importante esclarecer que nem todos os segurados têm direito a esses valores, mas apenas aqueles que vencerem a ação judicial contra a Previdência Social.

No processo de concessão e revisão de benefícios, é possível que os órgãos cometam erros e, a partir daí, precisem recorrer à Justiça para corrigi-los.

Assim, os valores de RPV chegam a mais de 81 mil. segurados e essas pessoas ganharam cerca de 63 mil. referente a processos de concessão ou revisão de benefícios por idade ou invalidez. Um ponto importante na hora de receber pagamentos é que muitas pessoas precisam entender como eles acontecem.

Veja, que o instituto quita suas dívidas de duas formas:

  • RPVs: A pequena causa é uma dívida judicial do INSS de até 60 salários mínimos, atualmente equivalente a 72.000 reais.
  • Precatórios INSS: Essas também são obrigações legais, mas os pagamentos começam em R$ 72 mil e podem ser ainda maiores

A grande diferença com esse novo pagamento é que quem precisar consultar os valores não os encontrará no sistema de consulta do INSS.

Veja abaixo como funciona a solicitação de depósito.

Conforme declarado pela CJF, o TRF é o órgão responsável pelo controle de todos os pagamentos, desde agendamentos até depósitos em conta.

Com isso, os segurados que venceram processos contra o instituto devem entrar no sistema digital do TRF competente e verificar seus pagamentos nas seções RPV e INSS Precatórios.

Confira abaixo a lista dos TRFs:

  • TRF da 1ª Região tem sede no DF, com jurisdição no DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP;
  • TRF da 2ª Região tem sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES;
  • TRF da 3ª Região tem sede em SP, com jurisdição em SP e MS;
  • TRF da 4ª Região tem sede no RS, com jurisdição no RS, PR e SC;
  • TRF da 5ª Região tem sede em PE, com jurisdição em PE, CE, AL, SE, RN e PB;

Deixe uma resposta