×

Bolsa Família 2023: Alerta para famílias unipessoais que moram sozinhas

famílias unipessoais

Bolsa Família 2023: Alerta para famílias unipessoais que moram sozinhas

Alerta para famílias unipessoais que moram sozinhas. Os beneficiários do Bolsa Família estão prestes a completar um mês dentro do novo programa.

No dia 2 de março, o presidente Lula assinou a Medida Provisória (MP) nº 1.164, confirmando a volta do antigo benefício de maneira reformulada.

Nesta publicação, abordamos as dúvidas de quem mora sozinho e está em busca de esclarecimentos sobre sua participação.

De acordo com a medida assinada, quem mora sozinho continua tendo direito a receber o programa. O governo define família como “núcleo composto por uma ou mais pessoas que formem um grupo doméstico, com residência no mesmo domicílio, e que contribuam para o rendimento ou que dele dependam para atendimento de suas despesas”. Ou seja, quem mora sozinho pode receber o novo Bolsa Família, desde que esteja dentro dos requisitos.

Com isso, destacamos os novos requisitos de participação. O processo continua praticamente o mesmo, com a única diferença sendo a renda da família. Anteriormente, a solicitação era definida por faixas de extrema pobreza e pobreza.

Agora, quem mora sozinho precisa apenas estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentar uma renda familiar per capita de até R$ 218.

Nas últimas semanas, o ministro Wellington Dias confirmou a continuidade do pente-fino no Bolsa Família. Entre os principais cadastros irregulares, estão aqueles de famílias unipessoais que não atualizaram suas informações.

Como resultado, espera-se que mais de 2,5 milhões de pessoas tenham seus benefícios bloqueados ou suspensos do programa.

A seguir, apresentamos como está sendo realizada a análise desses cadastros unipessoais:

  • Grupo 1: Quem atualizou o Cadastro Único entre agosto e dezembro de 2022;
  • Grupo 2: Atualizou o CadÚnico entre junho e julho de 2022;
  • Grupo 3: Atualizou entre março e maio de 2022;
  • Grupo 4: Atualizou entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022;
  • Grupo 5: Fez a atualização até outubro de 2021;
  • Grupo 6: Não está inscrito no Bolsa Família.

Pente-fino do Bolsa Família

Na última semana, o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou os principais detalhes do processo de recadastramento no Bolsa Família. Para facilitar o procedimento, mais de 10 mil trabalhadores serão contratados.

Os beneficiários não precisarão comparecer ao recadastramento sem serem chamados. Eles serão convocados pelo próprio sistema para realizarem as atualizações necessárias. Esse processo começará em março e seguirá até dezembro de 2023.