Bolsa Família 2023 – É possível solicitar o através de algum app?

Bolsa Família 2023

O Bolsa Família é um importante instrumento de combate à pobreza e promove a inclusão social de milhões de famílias no Brasil. Além de garantir um rendimento mínimo, o programa também incentiva a frequência escolar e o acesso à saúde da população mais pobre.

Para ter direito ao Bolsa Família, é preciso comprovar a condição de pobreza e atender a alguns critérios, como ter pelo menos um membro da família com idade inferior a 18 anos ou maior de 60 anos, ou ter gestante ou lactante na família.

Além disso, é necessário que a família esteja regularizada junto às autoridades e cumpra com algumas obrigações, como matricular os filhos na escola e manter o calendário de vacinação em dia.

Como solicitar o Bolsa Família?

Famílias já cadastradas no Auxílio Brasil e já recebendo repasses de programas sociais não precisam se preocupar. Isso porque a transferência para o novo programa será automática.

Agora, quem não faz parte do programa, mas quer se candidatar ao Bolsa Família, precisa preencher ou renovar o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições podem ser feitas por meio do aplicativo Cadastro Único para Android e iOS.

Além disso, depois de feito o cadastro no aplicativo, é necessário ir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para entregar os documentos necessários e fazer uma entrevista.

Dessa forma, se o nome de uma parte interessada for inserido no sistema de planejamento social, eles receberão uma resposta em 45 dias.

Mudanças em relação ao Auxílio Brasil

Os interessados ​​em se candidatar ao Bolsa Família precisam saber que o programa difere do Auxílio Brasil em alguns aspectos.

Primeiro, temos o valor repassado: o novo governo conseguiu manter um pagamento mensal de 600 reais. Além disso, ele busca formas de acrescentar mais 150 reais para famílias com crianças menores de 6 anos.

No entanto, as beneficiárias precisam atender a algumas condições do programa, como: matricular os filhos na escola, renovar o cartão de vacinação, gestantes que necessitam de pré-natal, entre outras exigências.

%d blogueiros gostam disto: