×

Bolsa Família 2023: Saiba o que acontece se ultrapassar a nova faixa de renda

Bolsa Família 2023: Saiba o que acontece se ultrapassar a nova faixa de renda

O benefício do Bolsa Família será pago em fevereiro para cerca de 21,8 milhões de famílias. No entanto, é relevante salientar que algumas delas poderão ter seu benefício suspenso nos próximos meses devido à identificação de fraudes em seus cadastros.

O programa de revisão do governo poderá atingir diversos beneficiários que apresentam graves irregularidades, principalmente em relação à renda mensal da família. Foi revelado que atualmente existem grupos familiares com renda de até 9 salários mínimos recebendo os repasses.

O valor médio do pagamento do Bolsa Família em fevereiro é de R$ 606,91. Todos os beneficiários que receberam a parcela poderão sacar ou movimentar o dinheiro em um prazo de até 120 dias.

Os saques do Bolsa Família podem ser realizados em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. Já a movimentação online pode ser realizada através do aplicativo Caixa Tem.

Nova faixa de renda para o Bolsa Família?

As regras referentes à renda dos beneficiários do Bolsa Família em 2023 permanecem as mesmas estabelecidas para o Auxílio Brasil.

Como ocorreu no ano anterior, as parcelas somente serão concedidas às famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos seguintes critérios:

  • Seja uma família em extrema pobreza ou em situação de pobreza com renda familiar mensal por pessoa de até R$ 210,00 (duzentos e dez reais);
  • Tenha ultrapassado o limite de renda mas ainda está em Regra de Emancipação;
  • Devidamente cadastrada no CadÚnico com informações atualizadas há pelo menos 2 anos.

As famílias que se enquadram na situação de pobreza e que desejam receber o benefício do Bolsa Família em 2023 devem atender a determinados critérios de elegibilidade. Entre eles, é necessário que a composição da família inclua crianças, adolescentes, gestantes, nutrizes ou pessoas com idade inferior a 21 anos.

Em outras palavras, para que uma família possa ser considerada em situação de pobreza e, portanto, ter direito ao recebimento do benefício, é imprescindível que ela tenha em sua composição algum membro que se encaixe em uma dessas categorias.

Isso se deve ao fato de que tais grupos são considerados mais vulneráveis e, por isso, necessitam de uma atenção especial do Estado, visando garantir-lhes um mínimo de proteção social e condições dignas de subsistência.

Caso o beneficiário ultrapasse os limites de renda estabelecidos e deixe de se enquadrar nas normas para a concessão do Bolsa Família, estará sujeito à suspensão do benefício durante o processo de revisão cadastral.

Em outras palavras, se a renda da família do beneficiário aumentar a ponto de não mais atender aos critérios de elegibilidade do programa, a família perderá o direito de receber o benefício.

Durante o processo de revisão cadastral, o benefício será bloqueado até que sejam feitas as devidas verificações e se constate se a família ainda se enquadra nas condições exigidas para a concessão do auxílio.